Mais de 68 mil animais são imunizados na primeira fase da campanha de vacinação contra raiva no Rio

Mais de 68 mil animais são imunizados na primeira fase da campanha de vacinação contra raiva no Rio - Foto: Divulgação/Vigilância Sanitária

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, imunizou 68.609 animais na primeira fase da Campanha Antirrábica 2020, sendo 49.722 cães e 18.887 gatos. A ação, que foi dividida em cinco etapas para atender todo o município, começou na quinta-feira (1°), com a inauguração de onze postos de atendimento drive thru espalhados pela cidade, e seguiu nesta sexta-feira (2) e sábado (3) também com atendimento nos postos fixos e volantes na Zona Oeste.

Pelo sistema drive-thru, novidade este ano, foram vacinados 15.351 cães e 4.823 gatos. Já nos postos fixos e itinerantes, os vacinadores imunizaram outros 34.701 cães e 14.064 gatos.

"A raiva é uma doença muito grave, com 100% de letalidade. Ano passado não tivemos a vacina, que é fornecida pelo Ministério da Saúde. Então traga seus cães, seus gatos para se protegerem. Vamos cuidar da saúde humana, cuidando da saúde dos animais", destaca a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, que levou o seu cãozinho Teodoro para se imunizar neste sábado.

A primeira etapa da campanha de vacinação foi realizada nos bairros: Santa Cruz, Guaratiba, Campo Grande, Deodoro, Barra da Tijuca, Guadalupe, Ilha do Governador, Irajá, Madureira, Pavuna, Tijuca e Copacabana.

Postos drive-thru

Inédito, o atendimento em drive-thru tem como objetivo garantir a segurança e ampliar o acesso da população à vacina. O atendimento ocorre às quintas, sextas e sábados, sempre das 9 às 17 horas, de acordo com as datas previstas no calendário.

Postos fixos e volantes

São 70 postos fixos e cinco de atendimento itinerante. A vacinação nesse postos ocorre às sextas-feiras e sábados, conforme o calendário, também das 9 às 17 horas. Todos os endereços e detalhes estão na página da Vigilância Sanitária.

"Lembramos que a campanha ocorre de acordo com as medidas de precaução contra a Covid-19, como o uso obrigatório das máscaras e a garantia do distanciamento seguro entre as pessoas", reforça a médica-veterinária Márcia Rolim, subsecretária de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses.

Até 19 de dezembro, o programa Se liga, bicho! Raiva é caso sério contará com 350 pontos fixos e outros cinco itinerantes. A meta é imunizar 500 mil cães e gatos.

Próximas etapas

2ª Etapa – 22, 23 e 24/10

3ª Etapa – 05, 06 e 07/11

4ª Etapa – 03, 04 e 05/12

5ª Etapa – 17, 18 e 19/12

Recomendações

Além do uso obrigatório da máscara e do respeito ao distanciamento social e das demais Regras de Ouro para os tutores, é preciso seguir orientações referentes aos animais na hora da vacinação:

A imunização é exclusiva para cães e gatos acima de três meses de idade.

Fêmeas gestantes não devem ser vacinadas.

Os cachorros devem estar de coleira e guia e os gatos em caixas de transporte apropriadas.

Só serão vacinados os bichos que estiverem sob a tutela de maiores de 18 anos, que serão inteiramente responsáveis pela contenção dos animais.

Não é permitida a cessão de doses da vacina para a população.

Para quantitativos acima de vinte animais, a solicitação para vacinação deve ser registrada na Central 1746. Os responsáveis devem informar nome e telefone para contato, a quantidade e o endereço. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses entrará em contato para fazer o agendamento para esses grupos.

Até 36 horas após a aplicação da vacina, é possível que os animais tenham sintomas como dores no local, febre e que fiquem com o comportamento mais quieto.

Vacina antirrábica

A campanha antirrábica animal é feita com a vacina distribuída pelo Governo Federal aos estados, que fazem o repasse aos municípios. Em 2019, porém, o insumo não foi entregue, inviabilizando a campanha anterior. Mesmo sem o repasse de vacinas, o município do Rio imunizou no ano passado mais de 33 mil animais com a reserva técnica de doses da campanha de 2018. Em 2020, a Vigilância Sanitária começou o ano com cerca de mil vacinas mantidas em estoque, para a necessidade de um trabalho perifocal, que são atuações preventivas em que a Prefeitura promove a vacinação em regiões onde há casos de morcegos contaminados.

O que é a doença?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, fatal tanto para animais quanto para humanos. A transmissão ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também podem ocorrer via arranhões e lambidas desses animais.

Em março, o estado do Rio de Janeiro registrou a primeira morte por raiva humana do Rio de Janeiro desde 2006, com o caso de um adolescente de 14 anos mordido por um morcego em Angra dos Reis. No município, não há ocorrência de raiva humana desde 1986 (há 34 anos) e de casos da doença em cães e gatos desde 1995 (há 25 anos). Todos os dados referentes às ações de profilaxia e controle da doença são atualizados e disponibilizados no site da Vigilância Sanitária.