Recorde absoluto de calor do Brasil pode ser batido esta semana

Governo do Rio prorroga medidas restritivas até 20 de outubro - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A grande e forte onda de calor que se instalou sobre o Brasil desde o fim de setembro já ocasionou a quebra de recordes históricos de calor em vários estados do país, inclusive em capitais, mas poderá estabelecer um novo recorde de calor absoluto para o Brasil. Esta terça-feira (6) deve ser o dia mais quente desta semana no Rio.

Segundo dados oficiais do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a maior temperatura oficialmente medida no Brasil é 44,7°C em Bom Jesus do Piauí, em novembro de 2005. No entanto, na segunda-feira (5), a marca de 44,6°C foi alcançada em Água Clara, em Mato Grosso do Sul, e em Nova Maringá, em Mato Grosso. Na última sexta-feira (2), o Rio bateu recorde de temperatura no ano com termômetros marcando 41,4°C na estação da Marambaia, na Zona Oeste. Segundo o Alerta Rio, a sensação térmica chegou a 49,4ºC, em Irajá, na Zona Norte.

De acordo com o Climtempo, a previsão é que esta terça-feira (6) seja o dia mais quente da semana no Rio, com termômetros marcando máxima de 38 graus e mínima de 21 graus, sem chances de chuva.  Na quarta-feira, o sol aparece entre nuvens com período de céu nublado ao longo do dia. A máxima deve marca 31 graus e a mínima 21 graus. Na quinta (8), há possibilidades de pancadas de chuva à tarde e à noite, com os termômetros marcando máxima de 33 e mínima de 20 graus. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de forte onda de calor para as seguintes áreas: Distrito Federal, centro sul, nordeste, norte, sudeste e sudoeste mato-grossense, centro, leste, sul, norte e noroeste goiano, sudeste, sul e oeste tocantinense.

Em caso de emergência, o Inmet recomenda que a população contate a Defesa Civil (telefone 199). Também deve ser aumentada ingestão de líquidos, evitar a prática de atividades físicas ao ar livre entre as 10h e 17h e usar protetor solar.