Barcas voltam a operar com intervalos de 15 minutos nos horários de pico

Barcas voltam a operar com intervalos de 15 minutos nos horários de pico - Foto: Alex Ramos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A partir desta quinta-feira (8), a linha aquaviária Praça XV - Praça Arariboia passa a operar com intervalos de, no mínimo, 15 minutos nos horários de pico (5h30 às 10h e 16h às 19h) nos dias úteis, e não mais de meia hora. Nos horários de vale dos dias úteis e aos sábados, domingos e feriados, o intervalo de uma hora está mantido. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta.

Desde o dia 27 de junho, a linha Praça XV - Praça Araribóia está operando, em dias úteis, fins de semana e feriados, com a última viagem do dia no sentido Niterói-Rio sendo às 20h30, e a última viagem no sentido Rio-Niterói, às 21h. Vale ressaltar que a linha Charitas permanece sem operação.

As alterações são válidas enquanto estiverem vigentes as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, sendo garantido aos passageiros o atendimento pelo modo rodoviário, uma vez que os ônibus da linha 100 realizarão viagens, das 21h30 à meia-noite, partindo dos terminais João Goulart, em Niterói (sentido Centro do Rio), e Menezes Côrtes, no Rio (em direção ao Centro de Niterói).

Medidas de prevenção ao coronavírus

As embarcações com sistema de ar condicionado estão navegando com as portas abertas, ação que ocorre, conforme aprovação da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro.

Desde o início da pandemia, a CCR, concessionária responsável pelas Barcas, adotou procedimentos operacionais e de informação, além de intensificar a limpeza e a higienização das embarcações e estações. Sendo assim, a Concessionária vem promovendo a desinfecção diária e constante de suas dependências. A fim de evitar a propagação do vírus no transporte aquaviário, colaboradores da CCR Barcas usando os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados aplicam constantemente nas embarcações um detergente desinfetante concentrado para limpeza e desinfecção de superfícies hospitalares e equipamentos médicos.

Para evitar aglomeração nos terminais e nos barcos, os bloqueios das estações estão programados para que o número de passagens disponibilizadas seja exatamente igual ao número de assentos da embarcação da vez. O uso de máscaras de proteção facial é obrigatório no transporte aquaviário, e a CCR Barcas orienta os usuários acerca da medida nos terminais e embarcações.