Caramujo: castramóvel começa hoje com atendimento gratuito

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A partir desta quinta-feira, os donos de cães e gatos de Niterói poderão castrar os seus animais de estimação gratuitamente no Castramóvel do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD) da Prefeitura de Niterói. O primeiro lugar a receber o Castramóvel por 15 dias será o CIEP Antineia Silveira Miranda, no Caramujo. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. É necessário se inscrever na Associação de Moradores do bairro. O projeto conta com a parceria da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF). A expectativa é que até 100 animais possam ser atendidos por semana.

O Castramóvel é um veículo que conta com sala de preparação, de cirurgia e pós-cirurgia. A equipe que atuará na unidade é formada por quatro veterinários, um anestesista e técnicos. O veículo ficará em cada bairro por 15 dias. O próximo bairro que irá receber será o Engenho do Mato. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade realizou um mapeamento das castrações realizadas em cada bairro da cidade e usou os dados para preparar a programação do veículo.

Segundo o coordenador de Proteção Animal da Prefeitura de Niterói, Marcelo Pereira, o serviço é voltado para pessoas de baixa renda que desejam realizar a castração de seus animais e fizeram a inscrição na Associação de Moradores do bairro ou na Secretaria Regional, apresentando identidade, CPF e comprovante de residência. Marcelo destacou a importância da ação.

"Sabemos que esse serviço é fundamental para a população e, principalmente, para os animais. Um ponto importante para o sucesso da proteção animal na cidade é o controle populacional de cães e gatos através da castração", pontuou o coordenador.

A iniciativa permite ampliar o trabalho e as políticas públicas de proteção animal da Prefeitura de Niterói com base na lei federal 13.426/2017 incentiva esse tipo de prática para proteção dos animais e controle de crias.

Para ser castrado, o animal precisa ter mais do que quatro meses e menos do que seis anos; ter menos de 20 quilos; não ser obeso ou extremamente magro; não ser braquiocefálico (cães das raças Pug, Buldogue, Shitzu, Boxer). Também não será realizada castração em gatos persas ou de raças exóticas.

CCPAD - Em julho, o Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), no Fonseca, completou três anos de funcionamento. Neste período, já foram realizadas cerca de cinco mil castrações de cães e gatos de moradores da cidade. No fim de outubro será aberto o cadastramento na unidade para cerca de 600 novas vagas para moradores da cidade que desejam realizar a castração de seus animais no Horto.

Além do CCPAD e do Castramóvel, a cidade conta ainda com a Unidade de Controle de População Animal, situada em Icaraí, que é administrada pelo Controle de Zoonoses da Prefeitura.

Educação sobre proteção animal- Além do trabalho de controle populacional através das castrações, o veículo será também uma unidade de educação sobre proteção animal. Serão distribuídos cartilhas e folhetos sobre o tema nos bairros onde o veículo estiver. A educação somada a castração são os eixos principais para um desenvolvimento de políticas públicas sólidas de proteção animal. Já foram distribuídas mais de 10 mil cartilhas nas escolas municipais.