Niterói: campanhas em ritmo acelerado por votos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Apesar do início das propagandas eleitorais gratuitas no rádio e TV nesta sexta-feira (9), os candidatos à Prefeitura de Niterói seguiram com o foco nas ruas e em ouvir as demandas da população. O candidato do Partido Social Liberal (PSL), Deuler da Rocha, teve o dia cheio. Ao lado do vice de sua chapa, Alexandre Ceotto (Republicanos), Deuler teve encontro com pescadores e moradores de Itaipu. Durante a conversa, reafirmou o compromisso de construção de terminais pesqueiros na cidade. Depois, seguiu para a Avenida Central e alguns bairros da região de Pendotiba. No início da noite, o candidato inaugurou o seu comitê central de campanha, em Icaraí.

"Fico muito feliz com todo esse respeito, todo esse engajamento e toda essa esperança que o povo de Niterói deposita em nossa campanha e, evidentemente, na nossa gestão. As adesões crescem muito rápido. Vamos escrever a melhor história que nossa cidade merece. É muito bom saber que Niterói quer e vai mudar", afirmou Deuler.

Já o dia de Felipe Peixoto (PSD) foi bem diversificado. Com o seu vice, o vereador Bruno Lessa (DEM), ele começou a série de compromissos cedo, com a gravação de externas para o programa eleitoral na Praia de Icaraí. Dali os dois seguiram até a Universidade Federal Fluminense (UFF) para uma reunião com o reitor Antonio Claudio Nóbrega, marcada por temas como os projetos de parceria da Prefeitura com a instituição. Depois da reunião na Reitoria, Felipe teve mais um encontro: com profissionais do setor naval, na visita a estaleiros da Ilha da Conceição.

"A dragagem do canal será um ganho para a população de Niterói, pois proporcionará a operação do terminal para a agregação de valor ao pescado, oferecendo meios de comercialização e dignidade aos pescadores artesanais da região. As indústrias naval e pesqueira são outro diferencial de nossa cidade, mas precisam de ações que alavanquem o crescimento, como o desassoreamento do canal em que certamente vamos atuar. E vamos também criar um polo cultural para o resgate de nossa história, explorando todo o potencial estudantil do Centro", adiantou Felipe

Já o candidato a prefeito Axel Grael (PDT), da coligação União por Niterói, teve início de campanha na comunidade da Palmeira, na Zona Norte da cidade. Mais tarde, Grael se reuniu com representantes dos fóruns estadual e municipal de economia solidária, participou de gravações para o horário eleitoral e fez uma caminhada por Icaraí.

"Neste ciclo do Rodrigo, a cidade avançou muito. O prefeito tirou Niterói da paralisia e, hoje, temos um município vibrante. Mas a cidade nunca fica pronta, porque está em constante evolução. Estive ao lado do Rodrigo durante todo esse tempo e ajudei muito a construir essa gestão, por isso ele confiou em mim para dar continuidade a esse trabalho. Vamos tirar do papel a revitalização da Alameda, que vai transformar a mobilidade na Zona Norte. Será uma obra com o padrão urbanístico da Marquês do Paraná", detalhou Grael, que tem Paulo Bagueira como candidato a vice.

O deputado estadual Flávio Serafini (Psol) dedicou o dia à pauta da mobilidade urbana, que segundo o candidato, é um problema sério em Niterói. Para ele, o uso de bicicleta é uma alternativa viável para desafogar o trânsito, porém a realidade das ciclovias da cidade deixa claro que ainda há muito a ser feito até que a população possa usar, de fato, este modal como meio de transporte.

Acompanhada do candidato a vice Willie Silva e de sua equipe de trabalho, Juliana Benício (Novo) conversou com moradores e comerciantes de Jurujuba. A candidata ouviu demandas da população, segundo ela, pertinentes a área da saúde.

Programa - Ontem teve início o programa eleitoral gratuito. Este ano, conforme determinado pela Justiça Eleitoral, o envio das imagens para exibição na TV deve ser feito por meio de uma plataforma on-line. A coligação Niterói Primeiro, dos candidatos Felipe Peixoto (PSD) e Bruno Lessa (DEM), assim como diversas outras coligações país afora, não conseguiu enviar seu material para a emissora de TV por um problema sistêmico da plataforma. O Jurídico da coligação já está analisando as medidas cabíveis a serem tomadas.