Cristo Redentor celebra 89 anos com um dia repleto de comemorações

Cristo Redentor celebra 89 anos com um dia repleto de comemorações - Foto: Divulgação/Riotur

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Cristo Redentor vai fazer 89 anos com um dia inteiro de comemoração nessa segunda-feira (12). Da manhã até a noite, haverá atividades religiosas, sociais e culturais. A programação será transmitida pelo canal do reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar (youtube.com/padreomar) e pela WebTV Redentor.

A festividade terá início com a tradicional Vigília de Oração, de meia-noite às 8h, conduzidas por jovens das Novas Comunidades (Shalom e Canção Nova). A vigília termina com a Santa Missa em Ação de Graças pelos 89 anos do Cristo Redentor, presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta. 

Em seguida, haverá o tradicional bolo comemorativo, preparado pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (SARCA), que, neste ano, serão fatias de bolo embaladas individualmente devido à pandemia do coronavírus (covid-19). Nesse momento, também será divulgada a quantidade de brinquedos arrecadada pela campanha social Ativa Criança. Os brinquedos novos doados por centenas de cariocas e higienizados serão entregues a crianças em situação de vulnerabilidade social de comunidades do Rio de Janeiro ao longo da semana do aniversário do Cristo Redentor. 

Ao meio-dia, o reitor do Santuário Cristo Redentor, junto à cantora Elba Ramalho, rezará o Ângelus e o Terço Mariano, em honra a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, cuja data também é celebrada. O Santuário possui uma capela, localizada abaixo do monumento, dedicada à Nossa Senhora Aparecida, onde pessoas do mundo inteiro fazem preces e agradecem por graças alcançadas. Até às 18h, haverá bênção aos turistas e peregrinos de hora em hora. 

Na parte da noite, que terá como mestre de cerimônia a apresentadora, colunista e empresária Gardênia Cavalcanti, a Orquestra Jovem nas Comunidades, da cidade de Itaguaí, fará uma apresentação a partir das 18h, e, logo depois, será realizada uma projeção com alguns trabalhos do Santuário Cristo Redentor no ano de 2020.

A festa continua no dia 13 de outubro, às 10h, com a Santa Missa em Ação de Graças pela marca de 1 milhão de pães doados pela campanha social Cristo Redentor, Eu Quero Doar”, em parceria com a Associação Arquidiocesana Tarde com Maria. A celebração será presidida pelo Padre Omar, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Recreio.

Através da campanha social, o Santuário Cristo Redentor também já entregou mais de 200 toneladas de alimentos e itens de higiene pessoal, proteção facial e limpeza. Ao todo, são mais de 180 comunidades carentes atendidas em todo o estado do Rio de Janeiro.