Jurujuba: duplicação em ritmo lento

Obra depende de repasses para ser concluida - Foto: ALEX RAMOS

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói aguarda repasses de recursos do Ministério do Turismo para concluir a obra de alargamento da Estrada Eurico Gaspar Dutra, que faz a ligação do bairro de Jurujuba à Fortaleza de Santa Cruz, ambos na Zona Sul da cidade. A ação é um convênio entre o órgão e o Município

O atraso no repasse de verbas pelo Ministério tem sido um entrave para o andamento da obra. Em julho, o engenheiro Bernardo Marques, responsável pelos trabalhos, já havia relatado o problema à reportagem de O FLUMINENSE.

"Estamos dependendo de um repasse do Ministério do Turismo. Como é um convênio com o Governo Federal, estamos dependendo desses recursos", disse à época.

Na ocasião, o Ministério informou que o repasse de recursos para obras de infraestrutura é feito mediante medição realizada pela Caixa Econômica. Diante disso, a Pasta havia repassado o valor de R$ 625.968,00 para o empreendimento. Na época o Ministério afirmou que providenciava, junto ao Tesouro Nacional, a liberação do recurso que já estaria apto ao repasse, no valor de R$ 1.030.032,00.

Nesta semana, a reportagem de O FLUMINENSE questionou novamente o Ministério sobre esses valores. A Pasta, por sua vez, afirmou que a liberação dos recursos para continuação das obras está na fila de pagamentos e segue os trâmites necessários da administração pública, conforme disponibilidade financeira.

Enquanto isso, a obra segue em ritmo lento. O Município informou que aguarda os últimos repasses de recursos. A Prefeitura também afirmou que a Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) está concluindo a pavimentação das calçadas e realizando a construção do muro de contenção, a instalação de guarda corpo, o corte da rocha existente, alargamento da pista e a melhoria dos acessos.

Acesso permanece bloqueado - O acesso à Fortaleza de Santa Cruz permanece bloqueado por grades, que estão com o aviso: "Não ultrapasse! Risco de deslizamento". No dia 22 de junho, parte de uma encosta desabou no local, obstruindo a passagem.