SG com iluminação especial em outubro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo iluminou unidades com a cor rosa para alertar para a prevenção do câncer de mama, segundo tipo de câncer que mais atinge as brasileiras. Uma das unidades iluminadas é a Clínica da Família do Mutondo, que funciona agora até às 20 horas.

De acordo com a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues, a ação faz parte da mobilização mundial do Outubro Rosa. "São Gonçalo não poderia ficar fora deste movimento. Nossa cidade tem um equipamento exclusivo para tratar da saúde da mulher, que é o Espaço Rosa, e este mês estaremos participando da abertura do 1º Centro de Oncologia na cidade", ressalta.

O Movimento Outubro Rosa ocorre em todo o mundo. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades na prevenção da doença. Para chamar a atenção, monumentos, prédios públicos, pontes e teatros, entre outros, são iluminados de rosa.

Diagnóstico - O câncer de mama ainda não pode ser prevenido, mas sim diagnosticado o mais cedo possível. Para isto recomenda-se que as mulheres conheçam seu corpo desde que apresentem o crescimento das mamas na adolescência. O autoexame das mamas, hoje em dia, deve ser chamado de autocuidado, e pode ser feito pelo menos uma vez ao mês.

Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano.