Niterói intensifica limpeza nas encostas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) intensificou, nos últimos anos, o trabalho de limpeza de encostas nas comunidades da cidade. No período de julho a setembro deste ano, foram retiradas aproximadamente 120 toneladas de resíduos sólidos das encostas das comunidades da Igrejinha (Viradouro), Caramujo (Fonseca), Peixe Galo (Charitas), Morro do Holofote (São Lourenço), Cavalão (Icaraí), Preventório (Charitas) e Morro do Serrão (Cubango). A média, por mês, tem sido de 40 toneladas desde que foram implantados mais pontos fixos de descarte de resíduos nestas áreas. Em setembro, por exemplo, este número chegou a mais de 41 toneladas.

Além do serviço de limpeza, a Clin realiza um trabalho de educação ambiental com os moradores das comunidades. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos. O presidente da Clin, Luiz Carlos Fróes, lembrou que o apoio da população é fundamental.

A chefe de divisão do setor, Alba Valeria, reforça a importância da população seguir corretamente os dias e horários de coleta e, também, a utilização adequada das caçambas disponíveis nas comunidades para o descarte correto dos resíduos. Segundo o diretor de operações da Clin, Washington Maia, 136 comunidades são atendidas em Niterói com este serviço, que conta com um efetivo de 85 funcionários, além do apoio de colaboradores da Econit, nos serviços de roçadeira e varrição.

Para este trabalho nas encostas, a Clin tem, ainda, uma equipe de funcionários especializados na prática de rapel. Considerada de risco, a atividade é feita com segurança pelos garis que, a cada dois anos, recebem uma atualização do curso de rapel oferecido pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com a Prefeitura de Niterói. Os materiais usados pela equipe na limpeza das encostas passam por inspeção periódica e os funcionários utilizam todos os equipamentos de proteção Individual (EPIs) necessários para a ação.