Castramóvel estaciona no bairro do Caramujo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nos dois primeiros dias de atendimento do primeiro Castramóvel de Niterói, 24 cães e gatos foram castrados. O veículo está atendendo a população do bairro do Caramujo. O Castramóvel é um caminhão equipado para a realização de cirurgias de cães e gatos, atendendo famílias de baixa renda. O equipamento é administrado pelo Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), da Secretaria de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade. A expectativa é que sejam feitas cerca de 100 cirurgias em cada bairro.

Oito animais foram operados no primeiro dia, e 16 no segundo. Após os procedimentos, os animais foram medicados e liberados para se recuperarem em casa. O Castramóvel conta com sala de preparação, de cirurgia e pós-cirurgia. A equipe é composta por quatro veterinários, um anestesista e técnicos. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta, das 9h às 17h. O projeto conta com a parceria da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF).

"O primeiro e o segundo dia do Castramóvel foram um sucesso e um marco para a história da proteção dos animais de Niterói", comemora Marcelo Pereira, coordenador de Proteção Animal da Prefeitura de Niterói. "Os tutores fizeram a inscrição na associação de moradores do bairro e foram atendidos com hora marcada, sem aglomeração".

Castração - Para castrar seu cão ou gato, o tutor deve se cadastrar na Associação de Moradores do bairro e agendar dia e hora para o procedimento. O animal precisa ter mais do que quatro meses e menos do que seis anos; ter menos de 20 quilos; não ser obeso ou extremamente magro; não ser braquiocefálico (cães das raças Pug, Buldogue, Shitzu, Boxer). Também não será realizada castração em gatos persas ou de raças exóticas. O veículo ficará em cada bairro por 15 dias, e o próximo bairro escolhido será o Engenho do Mato.

Além do trabalho de controle populacional através das castrações, o veículo será também uma unidade de educação sobre proteção animal. Serão distribuídos cartilhas e folhetos sobre o tema nos bairros onde o veículo estiver.