Faetec realiza a 1ª edição da Jornada Gastronômica

Faetec realiza a 1ª edição da Jornada Gastronômica - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O mês de outubro será marcado pelo lançamento da Jornada Gastronômica – Os Saberes do Sabor, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). O evento reunirá profissionais das unidades escolares da Rede voltadas à prática de culinária para preparar um menu especial no Restaurante Escola da Faetec – Palácio Guanabara. Os pratos serão executados por professores experientes e reconhecidos no mercado de trabalho. As refeições serão servidas na unidade, durante o almoço, das 12h às 14h, nos dias 15, 21 e 27, e contará com a presença dos professores-chefes e suas equipes.

O projeto tem o intuito de apresentar ao público os chefes responsáveis pela formação de mão de obra da área gastronômica no Estado Rio de Janeiro, por meio da Rede Faetec. Além de conhecer a história das escolas deste segmento e a qualificação dos profissionais, o público apreciará as iguarias executadas por cada especialista do ramo: bartender, confeiteiro, cozinheiro, padeiro e salgadeiro.

Os cardápios serão apresentados apenas no dia de cada unidade convidada e serão disponibilizados por meio de um QR Code no próprio restaurante. Para todos que tiverem interesse nessa experiência, também haverá informações sobre os ingredientes utilizados na execução das receitas, o modo de preparo e a origem de cada prato.

As unidades participantes são: Escola de Hotelaria da Faetec Quintino, Faetec Bangu, Faetec Nilópolis e Restaurante-Escola Faetec Palácio Guanabara, que será o anfitrião desta 1º edição. Para a diretora de Formação Inicial e Continuada, Ana Paula dos Santos, a demanda pela formação na arte da culinária é grande em todo o Estado.

"Os cursos de gastronomia da Faetec são os mais procurados em nossa rede. A maior procura é pelo curso de confeiteiro. A cada técnica e receita aprendida, nossos alunos já começam a obter renda, antes mesmo do término do curso", destaca a professora e diretora Ana Paula dos Santos.