Prefeitura e Estado somam esforços em ação noturna

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), promoveu na noite desta quarta-feira (14), operação inédita de ordenamento em parceria com o Governo do Estado, no Centro da cidade. A ação conjunta reuniu efetivos do programa municipal "Blitz da Vida" com o estadual "Marcha pela Cidadania e Ordem". O objetivo é somar os esforços das duas esferas de governo no enfrentamento à pandemia de covid-19 nesta fase de retomada.

A megaoperação contou com diversos órgãos municipais envolvidos na fiscalização do comércio e do trânsito, atendimento à população em situação de rua e limpeza urbana, em um trabalho integrado com as forças de segurança.

"A parceria da Prefeitura com o governo do Estado traz para a cidade mais uma ação em prol da ordem pública e do bem-estar da população. Juntos, o Blitz da Vida e a Marcha pela Cidadania e Ordem ampliam as opções voltadas ao combate à pandemia e manutenção do espaço urbano em regiões sensíveis e estratégicas. O objetivo é mantermos esta união de esforços para beneficiar outras áreas, começando hoje pelo Centro da cidade", explicou o secretário municipal de Ordem Pública, Alessandro Carracena.

O subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Estado da Casa Civil, Antônio Carlos dos Santos, também reforçou a importância da integração.

"Conforme recomendou o Governador em exercício, Claudio Castro, temos atuado de forma integrada com órgãos municipais, federais e estaduais. Recentemente estivemos juntos numa ação na Praça da Cruz Vermelha que foi um sucesso e continuaremos trabalhando juntos pelo bem de todos. Quem ganha com essa integração é o cidadão!", destacou Santos.

Blitz da Vida - Em 12 semanas, de 21/07 a 09/10, a "Blitz da Vida" - projeto da Prefeitura do Rio com foco no enfrentamento à pandemia de covid-19 em áreas sensíveis a aglomerações durante a retomada - registrou, em 55 ações conjuntas, mais de 2,2 mil fiscalizações e orientações a estabelecimentos comerciais e ambulantes, e 1.042 abordagens a pessoas em situação de rua, com 249 acolhimentos. A força-tarefa contabiliza ainda mais de 650 multas de trânsito por diversas irregularidades.