Lagoa de Itaipu ainda pede socorro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mais de um mês após o início dos trabalhos para desobstrução do canal de Itaipu, que liga a lagoa ao mar, nada mudou. É o que denunciam moradores e frequentadores do local, que continuam convivendo com o mau cheiro que exala do espelho dágua. A água, que durante as trocas com o mar se tornam cristalinas, há muito tempo estão turvas e com uma coloração marrom.

Como se não bastasse, nesta semana, uma manilha na margem de Camoinhas da lagoa despejava uma água verde, preocupando frequentadores do espaço. Retroescavadeiras da prefeitura continuam no canal, mas segundo moradores, parecem trabalhar "enxugar gelo".

"Só tiraram a areia de um lado e botam para o outro, formando uma enorme duna. De lá [início dos trabalhos] para cá não mudou nada. A boca do canal continua 90% obstruída e e só entra um filete de água na lagoa quando a maré está muito, mas muito alta mesmo. A lagoa está fedendo e quem pratica esportes aquáticos está com nojo de entrar na água", desabafa um morador do entorno, lembrando que o prazo dado pela prefeitura para a finalização dos trabalhos era de um mês.