Cidade segue em 1º no ranking de vida

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói segue como a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro em qualidade de vida para a população acima de 60 anos. Os dados são do estudo feito pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e pela Fundação Getúlio Vargas, que analisaram 876 cidades, onde vivem mais de 150 milhões de brasileiros. Na segunda edição do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), Niterói aparece na sexta posição no país, seguido pela capital do Rio de Janeiro, que é a sétima colocada.

No IDL 2020, foram analisados 50 indicadores divididos em sete variáveis: Cuidados de Saúde; Bem-Estar; Finanças; Habitação; Cultura e Engajamento; Educação e Trabalho; e Indicadores Gerais.

"O estudo que aponta Niterói como a melhor cidade do Estado para o idoso envelhecer com qualidade de vida é o resultado das diversas ações, projetos e políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos. A cidade é composta de quase 20% de idosos, aproximadamente 100 mil pessoas acima de 60 anos. A referência que Niterói se tornou para o Estado do Rio de Janeiro e para o Brasil na área do idoso é sintetizada pela ampliação do acesso à cultura, lazer, trabalho, serviços e ao esporte", explica o secretário do Idoso, Michel Saad.

A Secretaria Municipal do Idoso conta com projetos e políticas públicas para oferecer uma melhor qualidade de vida voltados para a terceira idade da cidade. O Fest Voice da Maturidade, projeto realizado pela Secretaria desde 2018, busca a integração social, bem-estar e promoção cultural através da competição musical entre os idosos.