Turismo interno cresce e se fortalece durante a pandemia

Angra do Reis foi o destino mais procurado nos primeiros dias de outubro, de acordo com o portal Turismo Consciente - Foto: Divulgação

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Mesmo com a flexibilização do isolamento social avançando cada vez mais em diversos estados do país, muita gente ainda tem uma certa preocupação em fazer viagens longas e encarar um ambiente tão movimentado como um aeroporto. Esse receio coletivo tem feito com que o turismo interno, aquele que é realizado dentro do próprio estado de moradia, cresça e se fortaleça nesse período de pandemia da covid-19.

Sendo um importante motor econômico da cidade, o turismo é responsável por impactar direta e indiretamente mais de 500 setores produtivos da economia do Rio. Somente na capital, são mais de 180 mil empregos gerados pelo setor hoteleiro.

"No atual cenário de restrições às viagens internacionais e depois de um longo período de quarentena, o turismo interno ganhou força. O bom é que o Brasil é um país tão grande e com uma diversidade imensa e riquíssima de paisagens, características arquitetônicas, gastronômicas, artísticas, etc. É uma ótima desculpa para explorar as maravilhas de nosso próprio país", diz Patrícia Gonçalves, diretora de marketing e vendas do Grand Hyatt Rio de Janeiro, que fica na Barra da Tijuca.

No hotel, inclusive, o movimento superou o esperado. "A demanda tem se mostrado mais forte do que inicialmente projetamos. A busca por viagens de lazer está mais alta do que o mesmo período em anos anteriores. É claro que outros segmentos como o de viagens corporativas, grupos e eventos ainda precisarão de mais tempo para se recuperar e dependerão da disponibilidade de uma vacina para que retornem aos patamares pré-pandemia", avalia.

Na Região dos Lagos a procura por pousadas, hotéis e casas de aluguel por temporada também tem sido grande. Segundo a Associação de Pousadas de Arraial do Cabo, desde a reabertura das acomodações na cidade, o movimento tem sido acima do esperado, com hóspedes em sua maioria do próprio estado do Rio.

"Estamos cuidando dos nossos clientes e colaboradores, para recebermos nossos clientes com maior segurança e passar a eles esse nosso comprometimento, deixando-os mais confortáveis e seguros. Os hóspedes fazem suas reservas com antecedência e sabem a política do local. As pousadas estão seguindo todos os cuidados para que haja distanciamento e desinfecção constante das áreas", garante a Associação em nota.

E o hotéis não estão poupando esforços para atrair os visitantes. Nesse mês de outubro, o estado do Rio está adotando uma ação de alinhamento entre todos os setores que atuam direta ou indiretamente no turismo para acelerar a retomada, proporcionando descontos e condições especiais para os visitantes. Batizada de "Mais Rio por Menos", a ação promocional é uma iniciativa do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (Hotéis Rio) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ). A ação, que começou na última sexta-feira (16), segue até o dia 30 de outubro.

"Estamos otimistas com a retomada do setor hoteleiro, ainda que esteja ocorrendo de forma lenta e gradual, e, como prevíamos, bastante focada no mercado nacional. Para que o turismo volte a ser como antes em nosso estado, um dos mais prejudicados pela pandemia do coronavírus, se faz necessária a união de todo o setor", ressalta Paulo Michel, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ).

Na hotelaria, até o momento, mais de 60 meios de hospedagem já aderiram à campanha, tanto hotéis da capital quanto do interior do estado.

"A iniciativa conta com a adesão de toda a cadeia receptiva do turismo - hotéis, restaurantes, equipamentos turísticos, shopping centers, aeroporto internacional, terminais rodoviários e empresas de transportes, seja através de descontos, condições especiais ou apoio na divulgação´", diz Paulo Michel.

Turismo consciente - Com o objetivo de garantir que turistas e funcionários se sintam mais seguros nesta fase de retomada, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro criou o selo "Turismo Consciente RJ". Desde a criação, mais de 19 mil pessoas acessaram o portal em busca de informações.

"Trabalhamos muito para que essa retomada do turismo ocorresse da melhor maneira possível, com a criação de protocolos, o selo Turismo Consciente, e ações para motivar viagens com segurança. No nosso portal divulgamos monitoramentos para que as pessoas possam ter todas as informações do que pode estar funcionando no município que deseja visitar. É possível saber se tem barreira sanitária, se é preciso ter reserva em hotel, os serviços que estão disponíveis, se tem parques e restaurantes abertos. Nossas ações, neste momento, têm sido direcionadas a apoiar, facilitar e agilizar a organização das primeiras viagens dos turistas. Estamos otimistas com o crescimento do turismo interno e já podemos ver os resultados das ações que iniciamos", diz a secretária de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Adriana Homem de Carvalho.

No mês de outubro, de acordo com o portal Turismo Consciente, os destinos mais procurados foram Angra, a capital e Petrópolis. Completam o ranking dos dez municípios mais pesquisados: Teresópolis, Arraial do Cabo, Visconde de Mauá, Paraty, Nova Friburgo, Iguaba Grande e Itatiaia.