Viradouro vai sediar 1º Encontro de Repiques de Niterói

Gabriel Policarpo começou a desenvolver seu talento na Viradouro - Foto: Larissa Zanchetta/Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Considerado um dos grandes nomes da percussão do país, Gabriel Policarpo vai comandar no próximo sábado, a partir de 14h, o 1º Encontro de Repiques de Niterói, na quadra da Viradouro. A sede da escola foi escolhida como palco do evento porque foi na vermelho e branco que Policarpo começou, aos 13 anos, a desenvolver seu talento como músico. O encontro será uma grande reunião de ritmistas de várias escolas de samba e mestres de bateria.

Na ocasião, o niteroiense de 35 anos vai promover um workshop para apresentar o repique que está sendo lançado pela Contemporânea - a mais tradicional indústria de instrumentos musicais de percussão brasileira -, e que é batizado com o nome dele.

Ao lado do também percussionista Bernardo Aguiar, Gabriel Policarpo criou o Pandeiro Repique Duo (PRD), trabalho que coloca lado a lado esses dois instrumentos típicos da alma carioca, tendo se apresentado em palcos e universidades do mundo. Nos Estados Unidos, esteve na The Juilliard School of Music, em Nova Iorque, e na Philadelphia University of Arts. Na Europa, levou a percussão brasileira à Inglaterra (City University London) e à Dinamarca (Copenhagen Rytmisk Konservatorium).

Com frequência, Policarpo acompanha grandes nomes da música brasileira e internacional em shows e gravações. Integrou o time de músicos da turnê do álbum “De bem com a vida”, de Martinho da Vila, vencedor do Grammy Latino como melhor disco de samba de 2016. Também dividiu o palco com artistas como Alcione, Marcelo D2, Chico César, Hamilton de Holanda, Marcos Suzano, Carlos Malta, Roberta Sá, Xangai, Gabriel Moura, Cátia de França e Guns N' Roses, no Rock in Rio 3.

O evento na quadra da Viradouro é gratuito, mas é necessária a confirmação de presença pelo e-mail [email protected]. A quadra da escola fica na Avenida do Contorno, 16, no Barreto.