4º Cine Tamoio em São Gonçalo

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A partir deste sábado (21), o Sesc São Gonçalo recebe a 4ª Edição do Cine Tamoio - Festival de Cinema de São Gonçalo.

A programação é rica em conteúdo e apresentará ao público 99 produções, originadas em 19 Estados, além do Distrito Federal e da cidade de Lisboa, em Portugal. O evento vai até o dia 28 de setembro e terá entrada gratuita. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC), e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faesg).

Segundo o curador do festival, Alberto Sena, a programação tem como objetivo dar visibilidade a centenas de pessoas negras, produtores de audiovisual que, em decorrência do racismo institucional, não ocupam lugar de protagonismo no cinema.

No total, foram 204 trabalhos inscritos, dos quais foram selecionados 23 ficções; 20 documentários; 16 negros; 11 terror; 8 LGBTQ ; 6 indígenas; 5 animações; 2 gonçalenses; além de 2 longas; 1 média; e 5 curtas, que serão exibidos fora da mostra competitiva.

Neste ano, o festival também inova ao apresentar novas categorias competitivas, como Melhor Filme de Terror e Melhor Cartaz (designer gráfico), além da Rodada de Negócios.