Sala Nelson Pereira dos Santos será aberta dia 1º

O complexo cultural do Centro Petrobras de Cinema fica em São Domingos - Foto: Bruno Eduardo Alves / Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um auditório híbrido e equipado com o que há de mais moderno. Assim será o mais novo e maior espaço público de Niterói, a Sala Nelson Pereira dos Santos. Localizado no Centro Petrobras de Cinema, em São Domingos, o equipamento de cultura será inaugurado no próximo dia 1º de outubro. O evento de abertura vai contar com nada menos que Adriana Calcanhotto apresentando o show da sua nova turnê, "Margem".

A Sala Nelson Pereira dos Santos será a primeira da cidade a funcionar como um espaço multiuso para apresentações musicais, teatrais, dança e cinema, além de servir de auditório para convenções. O local possui 491 lugares, e vai contar com o que há de melhor em equipamentos de projeção para cinema.

O espaço vai ser aberto mesclando atividades pagas e gratuitas (como conferências, palestras) e ter atrações, como música, teatro, cinema, entre outras atividades.

O projeto que viabilizou o espaço e abarca a parte pública do Centro Petrobras de Cinema, também inclui o Museu do Cinema Brasileiro no segundo e terceiro andares do prédio. Inédito no país, e ainda sem data de inauguração, o local pretende oferecer ao público uma instituição única que disponibilize acesso a filmes e documentos, além de atividades complementares; e um centro tecnológico de pós-produção e capacitação.

Show - Adriana Calcanhotto assina a direção do espetáculo de seu novo álbum, "Margem", lançado este ano. A banda que a acompanha é formada pelos mesmos músicos que tocaram e coproduziram com ela o trabalho. O repertório, além do novo álbum, resgata músicas de "Maritmo" e "Maré", os outros dois discos da trilogia marinha, como "Mais Feliz" e "Vambora". Às 20h. Ingresso: R$ 80 (inteira).

Polo audiovisual - O novo espaço é fruto de uma parceria firmada em outubro de 2017 entre o município e o Ministério da Cultura, com o objetivo de transformar a cidade em uma referência no audiovisual.

O pacote de ações prevê a conclusão do Centro Petrobras de Cinema, que vai abrigar o primeiro museu do cinema do país, a redução do ISS para o setor (de 5% para 2%) e a criação da Niterói Film Commission, como forma de aumentar a competitividade da cidade como destino de filmagens e produções. E ainda, a criação de oficinas de formação e capacitação de profissionais da cadeia audiovisual e o Festival Internacional de Audiovisual de Niterói.