Entreartes chega dia 10 ao Palácio dos Correios

Bia Torres, artista convidada, com os expositores Duda Oliveira e Widimar Ligeiro: edição comemorativa ao aniversário do espaço cultural - Foto: Toni Coutinho / Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O evento Entreartes chega à sua 9ª edição este mês ocupando um endereço majestoso: o Espaço Cultural Correios Niterói, no Centro, em comemoração ao aniversário do local. Com a abertura marcada para a próxima quinta-feira (10), às 13h, o evento contará com exposições da artista plástica e escultora Duda Oliveira e do arquiteto e lighting designer Widimar Ligeiro. A artista Bia Torres, convidada pelos anfitriões, também irá expor suas obras no local.

A exposição contará com esculturas de Duda em equilíbrio com a ambientação de Widimar, em uma intervenção contemporânea que harmoniza com a construção do prédio símbolo da cidade.

A artista Duda Oliveira conta sobre o processo criativo para a criação de suas obras.

"A minha inspiração para esta exposição está direcionada às inquietações e manifestações culturais ocorridas, principalmente, nestas últimas duas décadas. O sociólogo Zygmunt Bauman, em sua obra "Modernidade líquida", inspiração que dá nome à exposição, desenvolveu análise crítica sobre toda a estrutura de integração que a sociedade de hoje teve que se adaptar e que desaprendeu a perceber sua influência em seu dia a dia, como a constante vigilância por câmeras de segurança, os mecanismos de hipnose para impor o consumo, a desconstrução do tempo. Esses temas serão tratados em cada escultura", expõe.

Diferente da artista plástica, o arquiteto Widimar Ligeiro se inspirou no próprio local da exposição, ao observar os traços da construção.

"A inspiração surgiu pelo fato de acreditar que arquitetura e arte se abraçam entre si, sempre! O desafio foi criar algo aconchegante e que respeitasse a imponência do prédio, em harmonia com as obras. Veio a ideia de agregar aconchego às obras de artes, para receber o visitante com conforto, para que ele possa curtir tanto a exposição quanto a vista da Baía de Guanabara", conta o arquiteto.

Inclusão - Segundo a idealizadora do projeto, Cacau Dias, o coletivo Entreartes abriu suas portas para a participação de artistas portadores de deficiência, promovendo assim a inclusão. A primeira expositora convidada foi a artista plástica deficiente auditiva Bia Torres - também convidada para a 9ª edição do projeto - que acredita ser importante esse processo de inclusão de pessoas portadoras de deficiência.

"Gosto de estar junto com os outros artistas, trocar ideias e, além disso, ser vista por todos os meus amigos, para motivá-los por meio da arte. Estar criando com a argila traz uma memória para mim de quando era criança, além de estar estimulando outras pessoas a produzirem arte em todas as suas formas", conta a artista.

O Espaço Cultural dos Correios Niterói fica na Avenida Visconde do Rio Branco, 481, no Centro de Niterói. Visitação de 11 de outubro a 14 de novembro, de segunda à sábado, das 11h às 18h. Entrada franca. Telefone: 2503-8550.