Bolsonaro confirma saída do PSL

Política
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, em reunião com aliados, nesta terça-feira (12), que sairá do Partido Social Liberal (PSL), partido pelo qual foi eleito no último pleito. A confirmação foi dada pelo deputado federal Carlos Jordy, vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, que participou do encontro entre o presidente e parlamentares que compõem seu bloco de apoio. Segundo informações, os políticos iniciarão os trâmites para a composição de uma nova legenda, a "Aliança Pelo Brasil".

Por meio de um de seus perfis nas redes sociais, Jordy afirmou que a ruptura com o PSL é motivada por estarem "separando o joio do trigo".

"Acabamos de sair da reunião com o presidente Bolsonaro. Saímos muito motivados e cheios de gás para o novo caminho. Confirmada sua saída (a de Jair Bolsonaro) do PSL. Vamos juntos numa Aliança pelo Brasil. Não teremos filiados, teremos aliados!", postou Jordy.

Ainda segundo o parlamentar, em breve mais informações sobre a campanha para a construção do "Aliança Pelo Brasil" serão divulgadas.

Na manhã de terça-feira (12), o senador Flávio Bolsonaro, ex-presidente do partido no Estado do Rio de Janeiro, já havia se desfiliado do partido. O parlamentar já estaria motivado a apoiar a criação de um novo partido, que veio a se confirmar mais tarde, na reunião de Jair Bolsonaro com parlamentares.

O senador Flávio Bolsonaro não corre riscos de perder seu mandato, uma vez que foi eleito em eleição para cargo majoritário, que não sofre influência direta de siglas partidárias.

Bivar se articula - Em meio ao enfraquecimento do PSL, o presidente nacional do partido, Luciano Bivar, intensificou as conversas com dirigentes de outros partidos para iniciar o processo de fusão. Segundo informações do jornal O Globo, além do Democratas, do prefeito de Salvador, ACM Neto, Bivar já havia aberto diálogo com representantes do PROS e do PSC.

ACM Neto, no entanto, afirmou que, até o momento, não há nada de concreto no que diz respeito à união com o PSL e que, neste momento, o partido não pode se envolver na confusão entre o PSL e Bolsonaro.

A previsão é que o "Aliança Pelo Brasil" tenha a sua primeira reunião no próximo dia 30. Ao que tudo indica, pelo menos 30 parlamentares devem deixar o PSL para se juntar ao novo partido, encabeçado pelo presidente da República.