Em busca de um grande sonho

Chan Suan - Foto: Rodrigo Souza / Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Do espaço aéreo para as televisões brasileiras, um estranho trajeto que resume a carreira da atriz moradora de Niterói Chan Suan, que esteve no ar nos últimos meses na trama "A Dona do Pedaço", exibida no horário nobre da rede Globo.

Na novela, Chan Suan interpretou Naomi, secretária da construtora de Agno (Malvino Salvador) e Otávio (José de Abreu). Quem a vê na televisão dando vida à secretária não imagina como a cidade de Niterói foi importante para ela, muito menos que sua antiga profissão é bem diferente da carreira que ela segue hoje.

Aos 5 anos de idade, Chan e sua família se mudaram de Hong Kong para Niterói, com o intuito de abrir um negócio, devido a alguns familiares já morarem na cidade.

"Falar de Niterói pra mim é falar da minha vida toda, praticamente. Muitos amigos, muita cultura de rock na minha adolescência, muitas idas ao shopping, passeios na Praia de Icaraí, Praia de Itacoatiara. Acredito que Niterói foi muito rico pro meu desenvolvimento. Também foi aqui que pude iniciar kung fu, minha arte marcial preferida. Via os filmes desde pequena, e quando finalmente comecei em 2011, não saí mais", revela Chan.

Por causa da saudade que sentia de sua terra natal, na hora de escolher uma profissão, ela decidiu por uma que a aproximasse de Hong Kong, e, ainda, permitisse desfrutar do prazer de um avião. Assim, Chan escolheu ser comissária de bordo.

Mas depois de 5 anos voando, a empresa em que ela trabalhava foi vendida. Nesse meio tempo, Chan se viu à procura de novos desafios e significados para sua vida, e acabou encontrando o teatro, atividade que já admirava desde criança, por conta dos filmes que assistia.

"Me apresentei muito no Sesc de Niterói", conta.

O convite para a novela surgiu de repente, quando o produtor de elenco com quem já havia trabalhado se lembrou da jovem atriz.

"Eu desejava fazer papéis que não fossem fundamentados em ser asiática. Ao mesmo tempo, Walcyr Carrasco é um autor que sempre lembra dos orientais, é uma pessoa de cabeça aberta, amo isso", diz Chan.

Quando recebeu o convite do produtor de elenco, Chan tinha retornado aos voos como comissária, em 2017, um período ruim no ramo do audiovisual, segundo ela.

"Como gostava de voar também, achei legal o convite, mas obviamente me deixou completamente balançada. A escala de um comissário é mensal e muito apertada, e nem sempre conseguimos trocar voos, por causa de horas e regulamentação. Eu me vi tendo que escolher entre as duas carreiras", lembra.

No processo de decisão, Chan lembra que teve que pensar em coisas como estabilidade, planejar o futuro, as finanças, entre outros. Porém, de uma forma que não consegue explicar, Suan diz que atuar para ela é algo que vem de dentro do peito, e que não podia recusar o convite, que na verdade é uma oportunidade que todo ator deseja.

"Eu pude crescer muito como atriz, contracenei com atores muito experientes e consagrados, aprendi muito. Pude desenvolver mais experiência em atuação para TV. Foi um trabalho que me direcionou a novas oportunidades e possibilidades", comemora a atriz.

Recentemente Chan fez uma participação na série "As Five", da Globo Play. Sua personagem falava inglês, e, mesmo já tendo feito filmes em outros idiomas, segundo ela, foi desafiante fazer isso no Brasil.

Quanto a seus novo projetos, vão ao ar em 2020 o filme "De Perto Ela não é Normal", com direção de Cininha de Paula, e a série "Ringue", do Canal Brasil, repleta de kung fu e outras artes marciais.