Gravuras resgatam um Brasil indígena

Mostra reúne trabalhos feitos a partir do tronco de uma árvore - Foto: Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A artista plástica Gaya Rachel leva sua série "Marajoara77" para a galeria do Instituto Cultural Germânico, Icaraí, até o dia 30 de janeiro.

A mostra reúne 16 gravuras e uma instalação que incentivam uma tradição centenária: a dos cronistas, pintores e exploradores que abordaram o Brasil dos índios e deram leitura a ele.

Em Marajoara77, a artista, que é formada em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, sai do seu terreno habitual. Ela passa a se valer de uma matriz, a árvore, que já estava pronta para fazer impressões que remetem a mapas, trilhas, picadas de mato e solo arrasado pelo desmatamento e pelo garimpo.

Covencedora do 6º Salão de Artes Visuais promovido pelo ICG e Aliança Francesa Niterói, Gaya encontrou próxima à casa de sua família, em São Paulo, uma árvore alta e escarificada por larvas de broca de madeira. E os rastros deixados no tronco são alguns dos caminhos que são apresentados nas obras.

O Instituto Cultural Germânico fica na Av. Sete de Setembro, 131, Icaraí. Até 30 de janeiro. De segunda a sexta-feira, das 15h às 20h. Tel.: 2714 0879. Entrada franca.