Fotografias da cultura indígena em exposição

Curadoria evidencia o caráter precursor do trabalho ao registrar contatos entre índios isolados e o Estado brasileiro - Foto: Ermanno Stradelli / Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio, segue com a exposição fotográfica e documental "Ermanno Stradelli - fotógrafo pioneiro na Amazônia", que pode ser visitada até 28 de fevereiro de 2020.

Com cerca de 50 ampliações fotográficas, a exposição evidencia o caráter pioneiro do trabalho de Stradelli ao registrar os primeiros contatos entre índios isolados e o Estado brasileiro - como no caso da Missão de Pacificação dos Chrichanás (1884), precursora das expedições indigenistas do século XX.

Ao chegar à cidade de Manaus (AM) em 1879, o jovem italiano Ermanno Stradelli não imaginava a vida de aventuras que teria pela frente. O viajante e pesquisador, que dedicou a maior parte de sua vida ao estudo das culturas indígenas da Amazônia brasileira do século XIX. As condições de produção fotográfica nas primeiras décadas da nova tecnologia eram complexas, com câmeras pesadas e processos de revelação trabalhosos e experimentais. Stradelli superou as limitações técnicas e operacionais e realizou as primeiras fotografias de que se tem notícia de indígenas em seu habitat natural.

Realizada pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro e pelo MHN, a mostra tem curadoria Milton Guran, fotógrafo e antropólogo, e Lívia Raponi, autora de um livro (A única vida possível. Itinerários de Ermanno Stradelli na Amazônia) e de uma tese de doutorado sobre Stradelli. A mostra conta ainda com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), da Sociedade Geográfica Italiana e do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.

O Museu Histórico Nacional fica na Praça Mal. Âncora, Centro do Rio. Até 28 de fevereiro de 2020, de terça a sexta, das 10h às 17h30. Preço: R$ 10 (inteira). Telefone: 3299-0324.