Democracia contada através do Cinema

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Acontece neste sábado (30) a "Mostra Taturana de Cinema - 2019 Pela Democracia", na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos, em duas sessões, às 10h e 14h, com entrada gratuita.

A mostra reúne curtas e longas-metragens documentais que tratam a ideia de democracia a partir de diferentes aspectos.

Os filmes selecionados, com curadoria da Taturana e do Pacto pela Democracia, levanta diálogos para o Brasil, como o direito ao protesto, renovação política e novas formas de representatividade, defesa das instituições democráticas, comunicação e fake news, reprodução da violência pelo Estado, cultura e liberdade de expressão.

A primeira sessão, às 10h, exibe o curta "Lembra", que mostra o cotidiano de uma jovem carioca testemunhado através da tela de seu celular; o também curta "Fake News: Um Conto de Fadas", que faz uma meditação lúdica sobre verdade, mentiras e política no mundo globalizado da internet e o longa "América Armada", documentário que acompanha três pessoas no Brasil, Colômbia e México. Ameaçados de morte resistem à violência usando armas como a informação, a conscientização e o afeto.

A segunda sessão, às 14h, exibe o curta "Beat é Protesto", documentário que retrata a cena das mulheres no funk de protesto na última década, em São Paulo; o também curta "NEGRUM3", que mergulha na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo, e o longa "Slam Voz de Levante", que mostra batalhas performáticas de poesia falada em Chicago, Nova York, Paris, Rio de Janeiro e São Paulo.