Dia do samba em grande estilo

Leci Brandão encerra a noite de domingo (30) no show que reúne grandes nomes na Concha Acústica - Foto: Divulgação / Roger Cipó

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Neste domingo, 2 de dezembro, é comemorado o Dia do Samba, elemento de referência da cultura nacional que inclui formas próprias de apropriação do mundo e construção de identidades.

Em Niterói, a comemoração acontece ao longo deste sábado e do domingo na Concha Acústica, com rodas de samba, escolas de samba do município, shows e gastronomia, e, no dia 2 de dezembro, a cantora Mart'nália canta Vinícius, na Sala Nelson Pereira dos Santos.

Na Concha Acústica, no sábado (30) e domingo (1), as 16 barracas da feira da Yabás, diretamente de Oswaldo Cruz para Niterói, irão oferecer as comidas tipicamente brasileiras, com um toque africano como rabada, mocotó, abóbora com camarão e feijoada são algumas das opções.

A programação artística também acontece nos dois dias, ao meio-dia, com rodas de samba e convidados como Mônica Mac, Daniel Sisínio, Blecaute Junior, Lena Alves, Pedro Ivo, Marcus Lima e Nega Black. Entre as rodas estão o tradicional Candongueiro, Filhos de Sinhá e o Samba do Vale, comandada por Wagner do Vale.

No sábado, às 15h, as escolas de samba de Niterói sobem ao palco principal para apresentarem seus sambas-enredos de 2020 e, em seguida, Marquinhos Diniz, chega levando participações da Velha Guarda da Portela, Juliana Diniz, Paula Diniz, Mauro Diniz, Grupo Nova Raiz e Fernando Brandão. Nesta data, tem ainda o Samba do Trabalhador, comandado pelo cantor Moacyr Luz, com participação de Roberta Sá, Sombrinha e Bebeto.

No domingo, Marquinhos de Oswaldo Cruz convida Alana Moraes, Zé Luiz do Império, Nelson Rufino e Oswaldinho da Cuíca. Para fechar a noite, Leci Brandão faz show e convida Arlindinho e Zé Katimba.

No próprio Dia do Samba, 2 de dezembro, às 20h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, Mart'nália anima a galera cantando o repertório do CD 'Mart´nália canta Vinicius'. A escolha não poderia ser mais apropriada, já que ela samba desde que nasceu. Ainda pequena, acompanhava o pai, Martinho da Vila, nas rodas de samba de Vila Isabel e foi assim que se apaixonou pela música.

A Concha Acústica fica na Rua São Domingos, em São Domingos. Sábado (30), das 12h à meia-noite e domingo (1), das 12h às 22h. Entrada: 1kh de alimento não perecível. Telefone: 2719-9639.

A Sala Nelson Pereira dos Santos fica na Avenida Visconde do Rio Branco, 880, em São Domingos. Segunda-feira (2), às 20h. Preço: R$ 20 (inteira).