Experimentações exuberantes

Paula Klein exibe obras inéditas com utilização incomum do nanquim - Foto: Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Centro Cultural Correios recebe nesta terça-feira (3) a exposição "Fluvius", de Paula Klien, às 18h30.

Com curadoria de Denise Mattar, exposição reúne mais de 50 obras inéditas da artista, cuja produção se caracteriza pela utilização incomum do nanquim.

"Fluvius" exibe um conjunto das novas pesquisas de Paula Klien ao lado de algumas obras produzidas anteriormente. São pinturas, digigrafias e um vídeo performance da artista pintando telas e papéis dentro de um rio. Além disso, "Fluvius" apresenta duas exuberantes raízes que segundo a artista "servem para proteger o rio das erosões e segurar a terra, evitando que o rio seja soterrado, deixando a água fluir".

As pinturas expressivas que brotam do mergulho de Paula Klien no seu mundo interior, mantém a espontaneidade do gesto que as criou, produzindo uma variação monocromática de extrema riqueza. Mais do que a presença material da tinta, o que está em curso é a intimidade imersiva da artista revelando a verdade universal da relação de cada homem consigo mesmo, do eu confrontado com a luta entre a constância e a impermanência, e a transcendência metafísica necessária para absorver o axioma irrefutável do "continuum" do universo, do planeta, do ser humano.

Desde 2017 a artista vem realizando exposições em exteriores. Entre elas, na AquabitArt Gallery, no Deustsche Bank e na Positions Art Fair em Berlim.

O Centro Cultural Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro do Rio. 3 de dezembro a 26 de janeiro de 2020, terça a domingo, das 12h às 19h. Entrada franca. Telefone: 2253-1580.