Arte circense na Praia de Icaraí

Fantástico Mundo se apresenta a partir das 8h na altura da Rua Otávio Carneiro - Foto: Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Neste domingo (12), a Praia de Icaraí vai se transformar em um grande picadeiro de circo com um encontro que promoverá a troca de conhecimento e cooperação entre atletas circenses de vários lugares e, de quebra, um espetáculo para quem estiver por lá.

O encontro/espetáculo acontece a partir das 8h da manhã, e também contará com atividades voltadas à arte e ao esporte.

O evento é uma iniciativa do "Fantástico Mundo", um coletivo de ensaios de circo aberto para todos na praia da Boa Viagem em Niterói. O valor da participação é de 40 reais. Há ensaios praticamente todos os dias.

"É muito bom sentir que aquilo que você faz melhora a qualidade de vida das pessoas e conecta tanta gente legal. O Fantástico Mundo é o nosso momento de cuidar do corpo e da alma. Muito além dos treinos na praia, ele promove a arte e o esporte por meio do circo e do yoga, e cria espaços que trazem o desafio e a magia para quem participa", explica a instrutora Val Martins.

Entusiasta das artes circenses, Val aprendeu tecido acrobático em Brasília. Vindo para Niterói, ela identificou na ponte da praia da Boa Viagem um novo lugar para os seus treinos. Segundo ela, aos poucos, quem passava por ali se interessava pelo exercício, tão bonito e incomum, e assim o grupo foi se formando.

Além dos atletas participantes, o evento também é destinado à população de Niterói, que pode assistir ao treino livre dos atletas circenses, de vários pontos da praia de Icaraí. Mas quem quer participar e não apenas assistir, podem participar das oficinas aqueles que treinam aéreos há pelo menos 3 meses. Os treinos livres acontecerão de 8h às 12h. É cobrada uma taxa de R$ 60.

A data também marca a parceria Institucional do Fantástico Mundo do Circo com a Universidade Livre do Circo (Unicirco) do ator Marcos Frota, que desenvolve, há mais de 25 anos, programas de ações artísticas, sociais e pedagógicas focadas em atividade circenses.

"Acredito que a autoconfiança seja o maior benefício para os praticantes dessa arte. Fazemos esse trabalho de dentro para fora. Criar esse espaço de autoconhecimento e também de coletividade tem tudo a ver com a arte circense, e os benefícios transpassam um corpo atlético e a rotina mais saudável. É algo natural e contagiante nas aulas as pessoas se incentivarem. Quando o público sente essa energia fantástica do grupo, se vê representado e também capaz de voar", conclui Val.