Museu Nacional de Belas Artes completa 83 anos

Museu Nacional de Belas Artes realiza visitação gratuita de 14 a 31 de janeiro - Foto: MNBA / Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), localizado no Centro do Rio, comemora seus 83 anos de fundação na próxima segunda-feira (13). Para celebrar a data especial, a visitação do museu será gratuita de 14 a 31 de janeiro.

A programação no dia do aniversário começa nesta segunda-feira (13), às 15h com apresentação musical com a pianista Clara Sverner. Às 16h, acontece a solenidade de entrega dos diplomas Quirino Campofiorito. Depois acontece a apresentação do Plano Anual de Atividades da Associação de Amigos do Belas Artes - ABA e AdotART, às 16h45. Por fim, às 17h, acontece o ato de doação do acervo da gravadora Fayga Ostrower.

Situado no centro histórico do Rio de Janeiro, em edifício de arquitetura eclética, projetado em 1908 pelo arquiteto Adolfo Morales de los Rios para sediar a Escola Nacional de Belas Artes, herdeira da Academia Imperial de Belas Artes. O Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/Ministério do Turismo foi construído durante as modernizações urbanísticas realizadas pelo prefeito Pereira Passos, na então Capital Federal.

Criado oficialmente em 1937 pelo decreto do presidente Getúlio Vargas, ocupa uma área de 18.000 m2 e é um dos museus mais importantes do País. Reúne um acervo de setenta mil itens entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos e livros, constituindo-se num centro irradiador de conhecimento e divulgação da arte brasileira.

A bicentenária Coleção do Museu Nacional de Belas Artes se originou de três conjuntos de obras distintos: as pinturas trazidas por Joaquim Lebreton, chefe da Missão Artística Francesa, que chegou ao Rio de Janeiro, em 1816; os trabalhos pertencentes ou aqui produzidos pelos membros da Missão, entre os quais se destacam Nicolas-Antoine Taunay, Jean-Batiste Debret, Grandjean de Montigny, Charles Pradier e os irmãos Ferrez; e as peças da Coleção D. João VI, deixadas por este no Brasil, ao retornar a Portugal, em 1821.

O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) fica na Av. Rio Branco, 199 - Centro, Rio de Janeiro. De 14 a 31 de janeiro; terça a sexta-feira das 10 às 18hs; sábados, domingos e feriados das 12 às 17 horas. Entrada franca. Classificação: livre. Telefone: 3299-0600.