Brasil na disputa do Oscar 2020

Documentário brasileiro narra o cenário político recente do Brasil até o processo de impeachment de Dilma Rousseff - Foto: Netflix / Reprodução

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O filme brasileiro "Democracia em Vertigem" está na lista de indicados ao Oscar 2020 na categoria melhor documentário. Dirigido pela mineira Petra Costa, a produção aborda o impeachment da então presidente da República, Dilma Rousseff, e o quadro político no Brasil.

O anúncio dos indicados ao Oscar deste ano foi feito na manhã da última segunda-feira (13), pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

O documentário brasileiro disputa o prêmio com "American Factory", de Julia Reichert e Steven Bognar; "The Cave", de Bruce Hunt; "For Sama", de Waad Al-Kateab e Edward Watts; e "Honeyland", de Tamara Kotevska e Ljubo Stefanov.

Oscar 2020 - Democracia em Vertigem

Na categoria de melhor filme - a mais importante da premiação -, concorrem os filmes "Ford vs Ferrari"; "O Irlandês"; "Jojo Rabbit"; "Coringa"; "Adoráveis Mulheres"; "História de um Casamento"; "1917"; "Era uma vez em... Hollywood"; e "Parasita".

Concorrem na categoria de melhor ator, Joaquin Phoenix, por "Coringa"; Leonardo DiCaprio, por "Era Uma Vez em... Hollywood"; Adam Driver, por "História de um Casamento"; Antonio Banderas, por "Dor e Glória"; e Jonathan Pryce, por "Dois Papas".

Na disputa pela estatueta de melhor atriz, estão as atrizes Renée Zellweger, por "Judy: Muito Além do Arco-Íris"; Scarlett Johansson, por "História de um Casamento"; Charlize Theron, por "O Escândalo"; Cynthia Erivo, por "Harriet"; e Saoirse Ronan, por "Adoráveis Mulheres".

Os favoritos que disputam a categoria de melhor direção são Martin Scorsese, por "O Irlandês"; Todd Phillips, por "Coringa"; Sam Mendes, por "1917", Quentin Tarantino, por "Era uma vez em...Hollywood"; e Bong Joon Ho, por "Parasita".

A 92ª cerimônia do Oscar, acontece no dia 9 de fevereiro, no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califória, nos Estados Unidos. O canal a cabo TNT exibirá a premiação ao vivo.