Liberdade, diversidade e aceitação em cena

Peça mostra encontro de Ramón (Luciano Andrey), sobrevivente de um ataque homofóbico, com Amélia (Tania Bondezan), uma severa professora de canto, que também tem sua história ligada ao evento - Foto: Odilon Wagner / Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Teatro Sesc Ginástico recebe a partir desta quinta-feira (16) até 16 de fevereiro, o espetáculo "A Golondrina", com texto do premiado autor Guillem Clua, direção de Gabriel Fontes Paiva, produção de Odilon Wagner e os atores Tania Bondezan (que também assina a tradução) e Luciano Andrey no elenco.

O texto é inspirado no ataque terrorista homofóbico que aconteceu no Bar Pulse, em Orlando (EUA), em junho de 2016, mas nele também ecoam as tragédias do Bar Bataclan, em Paris (França), do calçadão em Nice, Las Ramblas de Barcelona. A obra é uma tentativa de compreender a insensatez do horror, as consequências do ódio e as estratégias que usamos para que eles não nos destruam a alma.

O texto foi vencedor de diversos prêmios pelo mundo, como o Off West End London Theater Award 2017, Queer Theater 2018 (Atenas, Grécia) e o Prêmio MAX 2019.

"Nesses meus 50 anos de carreira, esse foi um dos textos mais emocionantes que eu li em toda a minha vida. A gente se emocionava nas leituras, a gente chorava nos ensaios. E o público sai com essa emoção, porque a gente fala de aceitação, de solidariedade, de entendimento. Raras vezes eu vi em uma peça de teatro que o texto sai do palco e invade a plateia de uma maneira tão potente como essa", comenta o ator Odilon Wagner.

A peça mostra o emocionante encontro de Ramón (Luciano Andrey), sobrevivente de um ataque praticado por homofóbicos em um bar gay, com Amélia (Tania Bondezan), uma severa professora de canto, que também tem sua história ligada a esse trágico evento. Quando os dois personagens se encontram, eles têm dois caminhos a seguir: podem optar pelo ódio ou caminhar juntos. Ambos têm razões para causarem ainda mais danos além do que sofreram ou se reconhecer na dor um do outro para não permitir que vença o instinto animal. Os personagens vão revelando detalhes de suas histórias, que se entrelaçam como num quebra-cabeças.

"A Golondrina" é uma das peças mais comemoradas de Guillem Clua. É uma obra que fala sobre liberdade, diversidade e, sobretudo, sobre aceitação, temas tão caros nos dias que vivemos em todos os lugares do mundo e especialmente aqui no Brasil. Isso justifica a necessidade de montar este texto atualíssimo, que fala de relações humanas, familiares e da necessidade do entendimento e do perdão.

"A obra me encantou de tal maneira que, enquanto lia o texto pela primeira vez, parecia que aquelas palavras cabiam na minha boca, como se eu tivesse vivido tudo aquilo. Foi amor à primeira vista. Minha personagem Amélia, que, por coincidência, é o nome da minha mãe, é uma mulher severa e sofrida, sobrevivente de uma tragédia. A vida foi mais generosa comigo, mas somos ambas mães que amam e protegem suas crias, que tentam acertar e carregam culpa o tempo todo, o que nos aproxima. Representá-la é um exercício de mergulhar nas minhas emoções", conta a atriz Tania Bondezan.

Peça 'A Golondrina' no Teatro Sesc Ginástico

O Teatro Sesc Ginástico fica na Av. Graça Aranha, 187, Centro, Rio de Janeiro. De 16 de janeiro a 16 de fevereiro; quintas, sextas e sábados, às 19h; domingos, às 17h. Preço: R$ 30 (inteira). Classificação: 14 anos. Telefone: 2279-4027.