Destaque para a arte popular

Com curadoria de Leonel Kaz e Jair de Souza, mostra ocupa seis salas no Crab - Foto: Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab) apresenta, a partir de sexta-feira, dia 24, um amplo e significativo universo de obras populares criadas no país com a exposição 'Que Mestre é Esse?'. São 190 peças de 62 reconhecidos artesãos, dispostas em seis salas do Centro Cultural do Sebrae Rio, na Praça Tiradentes, 69.

Com curadoria de Leonel Kaz e Jair de Souza, que também assina o projeto cenográfico, a mostra é um retrato vigoroso do artesanato brasileiro, com peças criadas a partir de madeira, cerâmica, barro, folha-de-Flandres, fibras vegetais e conchas. O visitante será guiado e inspirado por textos de Gilberto Freyre e Mário de Andrade, mestres do pensamento que, há quase um século, reconheceram a arte popular como uma característica forte da cultura brasileira. Seus textos vão se misturar a canções da Música Popular Brasileira, na voz de nossos maiores intérpretes.

O CRAB acredita que a força do nosso artesanato é tão expressiva e atual quanto o vigor de nossa música popular, porque ambas nos mostram ao mundo. Nas salas do espaço, destacam-se obras do grande escultor sergipano Véio, do escultor Nino (CE); de Mestre Didi (BA); de mestre Salustiano das rabecas (PE), de criadores de cadeiras a partir da escola formada por Seu Fernando, da Ilha do Ferro (AL), assim como os pássaros de Mestre Cunha (PE) e as máscaras de Ciça (CE).

Há ainda um espaço consagrado à pintura, com importantes obras de Poteiro, Heitor dos Prazeres, Cardosinho, Paulo Pedro Leal e Júlio Martins. As obras expostas foram cedidas por grandes colecionadores do país, como Maria Amélia Vieira, da Galeria Karandash (AL), Irapoan Cavalcanti de Lyra (RJ), Cesar Aché (RJ), Fábio Settimi (RJ) e Gonçalo Ivo (RJ).

O Espaço Cultural do Sebrae Rio fica na Praça Tiradentes 69, Centro, Rio de janeiro. De terça a sábado, de 10h às 17h. Entrada franca. Telefone: 3380-1850