Biografia de Alexandre, o grande

Mostra reúne 15 telas e 43 objetos de Ira Etz e Uziel - Foto: Reprodução

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Autores da Antiguidade concordam que Alexandre, o Grande foi extraordinário, assemelhando-se mais a um deus que a um ser humano aos olhos de todos – especialmente aos seus próprios olhos. Nessa breve biografia para não especialistas, os professores Thomas R. Martin e Christopher W. Blackwell compõem a história de uma vida antiga, explicando a grandeza de Alexandre segundo os valores de seu tempo e lugar.

Com isso recusam a arrogância, presente em alguns estudos, de um julgamento a partir de uma suposta superioridade moral moderna – que faz de Alexandre pouco mais que um assassino em massa patológico – e retomam uma tradição de interpretação de sua figura mais baseada em fontes.

'Alexandre, o Grande - um homem e seu tempo' (Zahar) dedica especial atenção à literatura grega antiga, que Alexandre conhecia a fundo e apreciava como base para inspiração e reflexão, e cujos vestígios nos oferecem pistas para o significado de suas palavras e ações.

Dispondo um vasto volume de conhecimento numa prosa descomplicada, e contando com o apoio de mapas e boxes, os autores apresentam Alexandre, o Grande desde seu nascimento num mundo de forte competição entre mulheres da realeza. Analisam sua educação sob os olhos e punhos de severos soldados e sob o penetrante intelecto de Aristóteles.

Tratam de amizades, rivalidades, conquistas, negociações e, claro, atos de generosidade e atos assassinos. E fornecem ainda um apanhado de como Alexandre foi visto e lembrado desde sua morte até os dias de hoje. Um importante retrato de uma das personagens mais importantes da história.