Algumas boas coisas da terrinha

Acima, os artistas Fátima Dantas, Rodrigo Saramago, Renata Barreto, Leila B. e Lucia Lyra. Ao lado, o também artista e chef Francisco Valença - Foto: Fotos de Verônica Oliveira/Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Todo brasileiro tem um pé (quando não os dois) em Portugal. A raiz portuguesa é um dos principais elementos da mistura que resultou no povo brasileiro, junto com os indígenas e africanos, temperada com outras nacionalidades. Todo esse caldo cultural está presente em nossos hábitos e um pouco dessa diversidade será mostrado na 10ª edição do Coletivo Entreartes, intitulado "Portugal, o que me trazes", a partir de 6 de março, no Solar do Jambeiro, joia da arquitetura portuguesa do século XIX em Niterói, no bairro do Ingá. Os artistas convidados são Fátima Dantas, Leila B, Lucia Lyra, Renata Barreto e Rodrigo Saramago, com curadoria de Ana Schieck. Francisco Valença participa como artista plástico e chef convidado. Na abertura da exposição, Valença fará uma performance gastronômica para os convidados, assim como ministrará um workshop sobre culinária portuguesa. Outra atração será a cantora Mona Vilardo e o violonista Marco Lima, que irão embalar a abertura da mostra com um repertório homenageando a terrinha, proporcionando um passeio pelas boas coisas de Portugal.

A mostra será lançada quinta-feira, 5 de março, de 16h às 21h, somente para convidados, e ficará aberta ao público de 6 de março a 5 de abril, quando haverá uma finissage, que contará com visita guiada em libras e picnic no jardim. O evento tem o apoio de O FLUMINENSE.

Idealizado pela produtora cultural Cacau Dias, o projeto Entreartes tem como principal pilar a valorização dos movimentos artísticos, através da união e do fortalecimento da arte em seus mais variados segmentos. O projeto foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei 3182/15), que reconheceu na iniciativa uma forma genuína de fomentar grandes encontros de arte.

Artistas e obras - A arquiteta e artista plástica Renata Barreto tem em duas importantes peças originárias de Portugal suas referências inspiradoras: o azulejo e o bordado. Duas telas em aço, cada uma com 4m de altura, serão ornamentadas com máxi bordados que vão ilustrar a azulejaria portuguesa, toda em tons de azul.

Já Fátima Dantas, psicóloga por formação e artista plástica autodidata,tem como fonte inspiradora a transcendência dos sentidos. Ela explora as cores e busca externar os movimentos internos dos sentimentos através das imagens abstratas da natureza.

Formado pela Escola de Belas Artes da UFRJ, o escultor Rodrigo Saramago, que apresenta como marca registrada a leveza e fluidez de suas obras, transformadas do bruto para o celestial através de uma atividade que reúne, mutuamente, força e flexibilidade, revela em vários trabalhos a sua espiritualidade e a conexão com o divino, através de temáticas que resgatam uma profunda meditação.

Graduada em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFRJ e pós-graduada em Design de Moda pela Anhembi-Morumbi, Lucia Lyra tem técnica alicerçada nas artes visuais, reunindo pinturas com tinta acrílica sobre tela e papel, além de técnicas mistas, assemblages, instalações, poesias e registros escritos que propõem uma reflexão sobre o seu trabalho. Ela busca na azulejaria portuguesa, impregnada pela vertente abstrato-geométrica, sua inspiração muito embasada no universo poético.

Leila B, graduada em Gravura pela EBA-UFRJ e com especialização em Arteterapia pela UCAM, tem em sua trajetória inúmeras vertentes, tanto no design de moda quanto na pintura, no mosaico e na cerâmica. Para essa edição do Entreartes, ela procurou se inspirar no próprio Solar do Jambeiro para expressar as referências lusitanas.

Já o artista e chef Francisco Valença, filho de portugueses mas nascido no Congo Belga, começou a se interessar pela arte através do desenho ainda na África. Aos sete anos, com o retorno de sua família a Portugal, foi morar em Vila de Nelas, distrito de Viseu, na Região do Dão, onde adquiriu novos conhecimentos e se tornou aluno do artista plástico português Luís Branquinho. Chegando ao Brasil trouxe na bagagem sua história e inspirações artísticas, e passou a expressá-las em obras nas quais se utilizava de técnicas como o carvão, o pastel e a aquarela. Com sua arte, Valença vai mostrar um pouco das nuances e sabores de Portugal para essa edição do Entreartes.


O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, no Ingá, Niterói. De 6 de março a 5 de abril. Visitação de terça a domingo, de

10h às 18h. Entrada franca. Tel. 2109-2222.