Com?suspensão das aulas, aplicativo gratuito do Canal Futura estimula professores e estudantes a aprender em casa

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com o cancelamento temporário das aulas no país, o aplicativo gratuito Clube Desafio Futura (CDF), disponibilizado pelo Canal Futura, é alternativa para que professores e estudantes sigam interagindo e aprendendo em casa, de maneira colaborativa. O game acaba de ganhar versão atualizada, disponível nas lojas virtuais, e faz parte de um conjunto de ações da Fundação Roberto Marinho visando ao desenvolvimento de novos projetos e soluções para reforçar o atendimento a quem precisa estudar em casa.

O CDF é um game educativo de perguntas e respostas, no qual os jogadores podem percorrer jornadas de aprendizagem e compartilhar conhecimentos, através da tela do celular. ?Na nova atualização, professores e outros usuários podem criar suas próprias salas temáticas e convidar os estudantes para jogar online em trajetórias coletivas de aprendizado.

São mais de sete mil perguntas, mensalmente atualizadas, em dez categorias – entre elas Educação e Cultura, Atualidades, Cidadania e Direitos, Bem-Estar e Ambiente e Tecnologia e Negócios. Desenvolvido pela PlayerUm, empresa especializada no desenvolvimento de jogos, aplicativos e plataformas de conteúdo interativas, o game está disponível nas lojas virtuais para Android e iOS.

"Esta atualização foi feita pensando no usuário, sobretudo professores e estudantes que procuram uma maneira interativa de aprendizagem. O CDF pode ser complementar à rotina de professores que possuem o desafio constante de inovar em seus planos de aula e na abordagem sobre conteúdos com os alunos. Basta criar jornadas com o que se ensina e vivenciar novas experiências compartilhadas”, diz José Brito, gerente do Canal Futura

Soluções para professores e estudantes

No momento em que quase 50 milhões de estudantes no Brasil se preparam para enfrentar a suspensão de aulas no país, o Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho desenvolve soluções para reforçar o atendimento a quem precisa estudar em casa.

As frentes de trabalho se dividem em distribuição de conteúdo educativo multiplataforma – com alteração da grade do Canal Futura para atender a quem está sem escola e a publicação de mais de 600 videoaulas inéditas no Youtube do canal –; serviços educacionais, como a disponibilização de aulas online e gratuitas (projeto Classes Abertas); e a formação de professores, com o objetivo de prepará-los para utilização de tecnologias e novas formas de comunicação com os estudantes.

Como baixar o CDF

O Clube Desafio Futura (CDF) pode ser baixado gratuitamente pelos seguintes links:?

Android:?https://play.google.com/store/apps/details?id=com.playerum.clube?

iOS:?https://itunes.apple.com/br/app/cdf-mobile/id1126099078?mt=8?