Ao vivo na varanda: em casa, cantora faz shows e alegra os vizinhos em Niterói

O show também transmitido por live em redes sociais, quando cai a noite no domingo - Foto: Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Da varanda de um apartamento na Rua Graciliano Ramos, no bairro do Vital Brazil, em Niterói, surge uma voz aguda. O som se espalha pelo quarteirão e não é possível saber até onde ele chega. E nem todos conseguem ver quem é a dona da voz poderosa. É Mona Vilardo, que fez do seu espaço na varanda o próprio palco para chegar aonde o povo está agora: em suas casas.

Os vizinhos receberam bem a novidade: um show gratuito, também transmitido por live em redes sociais, quando cai a noite no domingo. O projeto “Quem canta o vírus espanta” começou com a ideia de levar um pouco de tranquilidade a todos aqueles que estão em isolamento social no período de quarentena, em combate ao Covid-19, e agora, conta até com uma equipe de cenografia um tanto improvisada.

“O pessoal dos outros andares e dos prédios próximos entraram no clima do espetáculo. Eles acendem luzes, fazem o cenário e cantam junto. Alguns até se sentam tomando um vinho, beliscando uns petiscos. Se tornou uma casa de shows”, brinca a cantora, sem esconder o orgulho de proporcionar um momento de diversão em um tempo difícil. “O canto dá esse lugar de calma, de tranquilidade. Por isso que uma ação dessa faz sucesso. As pessoas querem ouvir música e cantar junto. Todo mundo canta no chuveiro, canta com os amigos, é comum. E se quem canta os males espanta, podemos espantar mais esse”, diz.

Fazer os shows na varanda foi a maneira pela qual Mona encontrou de novo o aconchego de estar ao vivo em contato com o público, desde quando a temporada de apresentações com o repertório de Dalva de Oliveira foi suspensa.

“Mesmo em casa tem muito essa troca de energia. Eu faço shows de 40 minutos, aproximadamente, e não é tão simples. Eu trabalho para montar uma boa setlist, preparo as músicas, porque é o meu trabalho. Cansativo, mas muito prazeroso”, explica Mona.

Repertórios

Não são só as músicas das divas da Era de Ouro do rádio que cabem na varanda e nas lives de Mona Vilardo. Para montar o repertório, ela fica atenta às datas comemorativas e às homenagens que pode fazer. No dia 17 de março, em uma das primeiras transmissões pelas redes, ela cantou Elis Regina, que faria aniversário no mesmo dia. Para o próximo domingo, dia 28, Mona promete bastantes músicas de Marisa Monte, mas também vai cantar Renato Russo, outro nascido em março.

Em uma das lives com músicas mais animadas, Mona trouxe também o universo das crianças dos 80 e 90, brincando com a nostalgia de todo mundo.

“Eu montei um cenário com minhas bonecas, me transportei de volta a esse tempo da infância, inclusive cantando com um controle remoto como se fosse microfone, o que todo mundo já fez na vida. E foi legal ver as pessoas mandando foto da mesma forma, se divertindo. Eu adoro a interação com o público”, diz a cantora.

E como cabe também um pouco de amor e letras internacionais, um dos vídeos que mais viralizou foi filmado por um vizinho, com Mona interpretando a canção italiana Per amore.

“O momento que a Itália vive agora é muito triste. Estive lá por um tempo neste ano, pouco antes da crise do coronavírus se instaurar. Voltei ao Brasil antes do que o previsto inicialmente, tive de ficar de quarentena ainda no mês passado, logo depois do carnaval. Tenho família italiana que carrego no nome, e sinto muito por tudo o que se passa no país. Cantar essa música era a minha forma de externar a homenagem”, afirma, contando que o marido, o professor de filosofia Silvério Ortiz, que a ajuda com as filmagens, ficou muito emocionado. “Foi um momento muito emotivo, ficou mesmo bonito”.