Ceperj lança curso gratuito sobre uso responsável das Tecnologias da Informação

CEPERJ lança curso gratuito sobre uso responsável das Tecnologias da Informação - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Educação
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Escola de Gestão e Políticas Públicas da Fundação CEPERJ lançou o Curso de Uso Responsável das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs. O tema tem grande importância nos dias atuais, pois aborda aspectos relacionados à segurança durante a navegação na internet, tema central nos principais debates acerca da privacidade e da proteção dos dados de cada usuário.

Com dois módulos que abordam tópicos como Segurança da informação, Segurança do Computador, Confiabilidade, Confidencialidade, Segurança de Senhas e Redes Sociais, o curso aponta como deve ser nosso comportamento diante da enxurrada de informações que recebemos diariamente.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Maria Isabel de Castro, salienta que o novo cenário tem exigido atenção redobrada das equipes na solução de problemas e esforço na readequação em algumas áreas específicas para melhorar a qualidade dos serviços de TIC.

“Não há dúvidas de que a presença tecnológica no cotidiano operacional dos órgãos públicos está cada vez mais potencializada. Nós, da SECTI, estamos atentos ao desenvolvimento de novos métodos de trabalho, qualificando servidores, integrando as informações e disponibilizando nas nossas redes conforme exige a Lei da Transparência. Nosso objetivo é simplificar cada vez mais os processos e ampliar as informações para os cidadãos de forma simples, objetiva e eficaz. Estamos atentos em evoluir cada vez mais o ambiente de TI, impulsionando a capacitação dos servidores e do crescimento do serviço público”, concluiu a secretária.

As inscrições para a capacitação já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Fundação CEPERJ, no link Escola Virtual (https://escolavirtual.ceadceperj.com.br). Qualquer pessoa pode se inscrever. O curso é gratuito e 100% on-line. A carga horária é de 10 horas e o certificado é emitido na própria plataforma.

Para o diretor da Escola de Gestão e Políticas Públicas, Leonardo Mazzurana, é uma ótima oportunidade para entender as possíveis consequências de cada clique na Internet.

“Todos os dias entramos em inúmeros sites e redes sociais, disponibilizando informações pessoais que muitas vezes podem ser acessadas para objetivos que não são exatamente aqueles que gostaríamos. É importante que saibamos como agir em cada caso específico”.

Quem estiver disposto a investir em capacitação, a CEPERJ também disponibiliza, na mesma plataforma, o Curso Introdutório ao Teletrabalho e o curso Introdução à Gestão do Comportamento nas Organizações. Ambos são gratuitos e abertos a qualquer profissional, seja servidor ou não.

Número de alunos capacitados aumentou

As capacitações à distância desenvolvidas pela Fundação têm trazido resultados importantes para a instituição. Apenas no primeiro semestre deste ano a CEPERJ capacitou cerca de 3 mil alunos, resultado 87% superior ao mesmo período do ano passado.

E esse reconhecimento não vem apenas em números, mas também em qualidade. Um levantamento realizado pela Escola de Gestão e Políticas Públicas mostrou que a satisfação dos alunos e o desempenho da equipe técnica, diante do novo modelo de aulas à distância também aumentaram.

De acordo com a pesquisa, 91,7% dos entrevistados se mostraram muitos satisfeitos ou satisfeitos com o modelo adotado para promover a continuidade dos cursos. Quanto à adequação das disciplinas ao conteúdo on-line, o resultado foi muito satisfatório e satisfatório para 92,7% dos alunos.

Em relação ao próprio desempenho, os alunos demonstraram estar comprometidos com o aprendizado, já que 86,1% dos entrevistados responderam estar muito satisfeitos e satisfeitos, com a própria atuação, neste momento de pandemia.