Luta pela supremacia na ponta da tabela

O Flamengo sabe da importância da vitória deste domingo contra o Palmeiras. O técnico Jorge Jesus quer força máxima - Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os dois clubes com a melhor situação financeira e maior capacidade de investimento do Brasil. Que brigaram diretamente pelo título do ano passado. Que são os principais favoritos na atual edição. Esta é a realidade do confronto direto que Flamengo e Palmeiras travam neste domingo, às 16h, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Rubro-Negro lidera com 33 pontos, três a mais que o Palmeiras, que tem um jogo a menos. A diferença, talvez, seja o momento dos times. O Rubro-Negro está embalado pela classificação para as semifinais da Copa Libertadores, após ter eliminado o Internacional. Já o Verdão ainda junta os cacos da eliminação parta o Grêmio justamnente no torneio continental. A realidade atual do campeão carioca e o fato de o jogo ser no Maracanã animam os flamenguistas, incluindo o técnico português Jorge Jesus.

O treinador realmente projeta brigar pelo caneco nacional.

"No Brasileiro estamos numa situação melhor, quase no ponto que estávamos anteriormente. Só os resultados vão dizer como vamos chegar de pontuação. Temos a ideia de passar um estudo para disputar o título no segundo turno", concluiu ele.

O jogo contra o Palmeiras é importante para o Flamengo, que terá mais de um mês com total foco no Campeonato Brasileiro. Isso porque as semifinais da Copa Libertadores serão apenas em outubro.

"O nosso pensamento neste momento é manter todo o foco no Campeonato Brasileiro. Depois pensamos na fase semifinal da Copa Libertadores, pois o segredo do sucesso do nosso time é pensar em cada duelo por vez", disse o zagueiro Rodrigo Caio.

Em termos de escalação, o Flamengo vai manter a base do time que avançou diante do Internacional. Porém, com o retorno do volante Willian Arão, que cumpriu suspensão diante do Colorado. Ele deve entrar na vaga do colombiano Gustavo Cuéllar, negociado com o Al Hilal, da Arábia Saudita.

Para este jogo o Palmeiras tem uma dúvida no meio-de-campo. O volante Bruno Henrique sofreu um trauma no pé direito e fará um teste. Caso seja confirmado como ausência, Felipão tem como possíveis substitutos Matheus Fernandes e Ramires. Punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de ter agredido Lucca do Bahia, o volante Felipe Melo estaria suspenso. Porém, vai atuar por conta de um efeito suspensivo conseguido pelo departamento jurídico do Palmeiras.

"No Campeonato Brasileiro, quem joga melhor é quem está na frente. Ninguém que joga mais bonito está atrás. Para mim, quem joga melhor no Brasil atualmente é o Flamengo", disse Jesus.

Já Luiz Felipe Scolari, treinador do Palmeiras, admite que seu time não atravessa um grande momento desde que o Campeonato Brasileiro retornou, após o recesso para a disputa da Copa América.