Niterói vai sediar campeonato de xadrez

Competição vai reunir os maiores nomes do esporte - Foto: Reprodução de Facebook

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói sedia, a partir desta quarta-feira (4), um grande evento esportivo de xadrez. O Niterói Chess Open, acontecerá no hotel H, no Ingá, até o próximo domingo (8), e reunirá grandes mestres internacionais de xadrez, além de torneios escolares com estudantes da rede municipal e colégios particulares. Serão mais de R$ 35 mil em prêmios, o maior da categoria, distribuídos entre os torneios Aberto e Blitz. Mais de 60 categorias serão premiadas. A premiação do torneio escolar é composta de troféu e brinde para o 1º, 2º e 3º lugares, e medalhas de participação para os demais que jogarem o torneio.

Com a chancela da Confederação Brasileira de Xadrez, o Niterói Chess Open, que tem parceria da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, é um torneiro aberto a todo enxadrista e ao público em geral, que pode assistir aos torneios. Durante o evento, serão disputados o Torneio Aberto do Brasil - I Niterói Chess Open 2019, o Torneio de Blitz - Nikity Blitz 2019; o Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar 2019; simultânea com o grande mestre Everaldo Matsuura; além da participação do grande mestre Henrique Mecking, e de palestra com Axel Bachmann.

A equipe organizadora é composta pela diretoria e membros do Núcleo de Xadrez Niterói (NXN), que tem mais de 20 anos de experiência na área, e está pronta para mais este desafio. Entre os objetivos do evento esportivo estão a classificação de dois jogadores da região para a semifinal do 86º Campeonato Brasileiro 2019, o incentivo a prática de xadrez nas escolas e congregar a comunidade enxadrística brasileira.

Para o evento, que conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói, foi preparado um ambiente onde os enxadristas poderão analisar suas partidas após cada rodada e acompanhar, ao vivo, no telão, imagens do salão de torneio e dos tabuleiros digitais das primeiras mesas. O Niterói Chess Open será transmitido online pelo facebook do torneio.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou no site www.niteroichessopen.com.br.