Fluminense recebe o Santos no Maracanã

Jogadores do Fluminense jogarão com a pressão da torcida no Maracanã e contra a forte equipe santista - Foto: Lucas Merçon/Fluminense

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Derrotados por 3 a 0 no fim de semana, Fluminense e Santos se enfrentam nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, precisando reagir para dar uma resposta a seus torcedores. Os tropeços foram marcantes. O Tricolor foi dominado pelo Goiás no Serra Dourada e, estacionado nos 18 pontos, voltou a figurar na zona de rebaixamento. O Peixe caiu diante do Grêmio e de seus torcedores, que viram o time permanecer com 37 pontos, mais longe da briga pela liderança com o Flamengo, que hoje tem 45 pontos.

Crise, por exemplo, é a palavra de ordem no Fluminense, que tem agora uma série de jogos no Rio de Janeiro para começar a mudar a sua realidade na competição. O técnico Oswaldo de Oliveira sabe que a tarefa não será das mais tranquilas.

"Vamos trabalhar com tranquilidade para nos recuperarmos, pois sabemos que apenas nós podemos tirar o Fluminense dessa realidade que ele se encontra. Nosso pensamento é de fazer um grande jogo contra o Santos e acertarmos aquilo que não deu certo contra o Goiás, quando tivemos o melhor começo de jogo sob meu comando e, ironicamente, o pior fim de jogo também", disse Oswaldo.

No Santos, o técnico Jorge Sampaoli não poderá ficar no banco de reservas pois cumpre suspensão. Porém, alertou seus comandados sobre a necessidade deles não esperarem um duelo tranquiulo por conta do momento delicado do Fluminense. O discurso foi assimilado.

"Todos os jogos são complicados, pois todos os times têm algum objetivo e infelizmente não escolhemos a melhor hora de enfrentar um ou outro adversário. Estamos em uma fase do campeonato perigosa e isso torna o jogo contra o Fluminense mais complicado", disse o volante Alison.

Em termos de escalação, Oswaldo só deverá divulgar o time do Fluminense minutos antes do confronto. Porém, sem maiores opções, terá que manter a base que foi superada pelo Goiás. O volante Yuri, que chegou a ser dúvida por ter os direitos federativos ligados ao Santos, poderá atuar normalmente, pois o contrato não prevê nenhum impedimento legal para a sua utilização.

Para retomar o caminho das vitórias, o Santos conta com os retornos de Gustavo Henrique e Evandro. O zagueiro estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo e o meia se recuperava de edema na coxa esquerda.

"Nós como treinadores buscamos encontrar soluções para os problemas. O que eu mais quero destacar, além da estatística, é o desenvolvimento de jogo mantido. Revisei a partida, analisando profissionalmente, foram 60 ou 70 minutos do melhor do Santos (contra o Santos) O imponderável gerou falta de eficácia, nos custa muito converter esse domínio, que sofremos com transições pelo desespero de vencer", disse o técnico Jorge Sampaoli, em entrevista coletiva.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram na Vila Belmiro, em Santos (SP), e naquela ocasião o Santos ganhou por 2 a 1. Eduardo Sasha e Carlos Sánchez anotaram os gols dos santistas, com Pedro descontando para os cariocas.