Inea vai analisar o impacto ambiental da construção do Autódromo do Rio

Segundo órgão, audiência sobre impacto ambiental aconteceria sem devida presença popular - Foto: Divulgação

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Recentemente o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) suspendeu pela segunda vez a contratação da empresa que ganhou a licitação para a construção do Autódromo de Deodoro, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Uma determinação se mantém até seja feito um estudo "atestando a viabilidade ambiental do empreendimento no local".

Por cumprir a exigência, o Instituto Nacional do Ambiente (INEA) determinou, nesta quarta (25), a criação de um grupo de trabalho com objetivo de elaborar um Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima), que vai analisar a avaliar a construção do circuito carioca.

A ação foi publica no Diário Oficial (Portaria 868), na própria quarta, e está sob responsabilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Vale lembrar que a licitação do autódromo é investigada pelo Ministério Público do Rio por suspeitas de irregularidades.

Mesmo a Prefeitura do Rio negando qualquer falha na contratação, chamou a atenção o fato de Rio Motopark, empresa vencedora da concorrência, ter sido criada onze dias antes da licitação ser lançada e ter capital social abaixo do exigido.

Além disso, José Antonio Soares Pereira Júnior, presidente da empresa, é sócio da Crown Assessoria, que ajudou a criar o edital.

*Em apuração