Vasco tem vitória suada em São Januário

Jogadores comemoram o gol de Pikachu no segundo tempo - Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Vasco voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. O time dirigido por Vanderlei Luxemburgo derrotou o Fortaleza por 1 a 0, em partida disputada na tarde deste domingo, em São Januário. O gol foi marcado em pênalti cobrado por Yago Pikachu, no segundo tempo, em lance muito contestado pelos jogadores da equipe cearense. O resultado fez o Vasco chegar aos 31 pontos ganhos e subir para a 12ª colocação, enquanto o Fortaleza agora ocupa a 15ª posição com 28 pontos ganhos.

O Vasco não fez uma boa partida, principalmente no primeiro tempo, mas melhorou na segunda etapa depois das modificações efetuadas pelo técnico Vanderlei Luxemburgo e poderia até ter ampliado a vantagem. O Fortaleza entrou com o objetivo de se defender e quando sofreu o gol não mostrou condições de reação, principalmente após ter ficado com dez jogadores, após a expulsão de Gabriel Dias.

Na próxima rodada, o Vasco enfrentará o Botafogo, em São Januário, enquanto o Fortaleza vai receber o Flamengo no Castelão.

Escalado com apenas dois volantes, o Vasco empurrava os quatro atacantes para cima da defesa do Fortaleza. O time cearense mantinha apenas Welington Paulista isolado na frente e foi o atacante o autor do primeiro chute a gol, aos cinco minutos, mas Fernando Miguel defendeu com segurança.

Aos nove minutos, o Vasco criou a primeira grande oportunidade de gol. Rossi cruzou, a defesa cearense rebateu mal e Marrony soltou a bomba, mas Marcelo Boeck fez grande defesa.

O time dirigido por Vanderlei Luxemburgo mantinha a pressão e Marrony e Talles Magno se revezavam no comando do ataque para tentar furar o sistema defensivo do Fortaleza que se mostrava seguro. Com quatro atacantes, o Vasco acabava sobrecarregando a tarefa dos volantes porque Marrony não conseguia fazer a ligação com os atacantes. Só aos 21 minutos é que a torcida voltou a vibrar com um chute de Andrey que bateu na rede, pelo lado de fora.

O técnico cruz-maltino ainda mudou as posições de Talles Magno e Rossi que se juntaram a Ribamar no meio, abrindo espaço para os laterais.

O Fortaleza seguia mais preocupado com a defesa e, só aos 40 minutos, conseguiu chegar na área carioca com um chute de Felipe que não assustou o goleiro Fernando Miguel. Nos acréscimos, o zagueiro Jackson se lesionou e precisou ser substituído.

O Vasco voltou para o segundo tempo Felipe Bastos no lugar de Andrey e Felipe Ferreira na vaga de Ribamar. Com as mudanças, Marrony passou a atuar no centro do ataque, enquanto Felipe Fereira entrou como meia.

Aos nove minutos, Rossi recebeu na entrada da área e mandou a bomba. A bola acertou o travessão e, no rebote, Marrony cabeceou para fora. O Fortaleza respondeu imediatamente com André Luiz que chutou cruzado e a bola se chocou com a trave direita de Fernando Miguel.

O jogo ficou mais aberto e, aos 15 minutos, Felipe Ferreira bateu falta na entrada da área e a bola voltou a bater no travessão. Aos 19 foi a vez de Rossi chutar forte e Marcelo Boeck evitar o gol carioca com grande defesa., espalmando para escanteio.

Na cobrança, Leandro Castan foi empurrado na área e o árbitro marcou pênalti.que Yago Pikachu converteu aos 22 minutos. Os jogadores do Fortaleza protestaram bastante contra a marcação confirmada pelo VAR

O Vasco se tranquilizou e,aos 29 minutos, Marcelo Boeck evitou o segundo gol ao praticar grande defesa em chute forte de Felipe Bastos. Logo depois a situação do Fortaleza se complicou quando Gabriel Dias que já tinha cartão amarelo, derrubou Talles Magno e foi expulso de campo, após receber a segunda advertência.

Rogério Ceni ainda tentou tornar sua equipe mais agressiva, colocando o meia Matheus Alessandro no lugar do volante Edinho. Com um jogador a menos, o Tricolor cearense tentou chegar ao empate em cabeçada de Paulão, mas Fernando Miguel fez boa defesa, na única chance que o Fortaleza criou para chegar ao empate.