TI Games entra na fase de disputa entre escolas em Maricá

O torneio contribui para estimular a sociabilização, competências socioeconômicas, colaboração, liderança e autocontrole - Foto: Evelen Gouvêa

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Torneio Intercolegial de Games de Maricá (TI Games) está chegando na sua fase de disputa intercolegial. A partir do próximo dia 06/11, começa a segunda etapa da competição de videogames com a participação de 50 escolas (públicas e privadas) disputando entre si jogos eletrônicos a fim de revelar os três melhores times de e-atletas (jogadores profissionais) do município.

A escola vencedora receberá um Game Room - equipamentos e mobiliários para a prática de e-sports (esportes eletrônicos) - entre seus alunos com idades entre 11 e 18 anos. Também haverá prêmios simbólicos para os melhores atletas e os times classificados no segundo e terceiro lugar.

O TI Games é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em parceria com a Secretaria de Educação e por meio da contratação da For Games (empresa que utiliza games como ferramenta de aprendizado e sociabilização).

Ao longo dos três primeiros meses da competição, que começou no dia 13 de junho, houve disputa interna para definir os cinco representantes de cada escola participante.

Além de formar equipes, o período foi fundamental também para envolver toda a comunidade escolar (pais, responsáveis, professores e diretores das unidades) no universo dos jogos eletrônicos por meio de realização de palestras e oficinas dentro das escolas.

Na fase destinada à formação do time representante da unidade, a disputa entre os alunos se deu dentro de games apresentados pelos organizadores. Todos receberam o suporte de equipamentos e videogames, envolvendo sonorização amplificada, montagem de displays para televisores e uma equipe de monitores.

A produção do torneio levou todos os recursos materiais e humanos necessários para a realização dessa etapa, mas cada escola teve a incumbência de eleger um professor que ficou encarregado de ser o treinador de sua equipe.

O objetivo do torneio é provocar uma mudança de comportamento com relação aos jogos eletrônicos dentro das escolas. Ou seja, é fazer com que o aluno entenda mais sobre profissões 4.0, que inclui desde desenvolvedor de jogos a um e-atleta (atleta de esportes eletrônicos), passando por criador de conteúdo (Youtuber).

O torneio com jogos aleatórios, criados pelos organizadores, contribui ainda para estimular a sociabilização, competências socioeconômicas, colaboração, liderança e autocontrole. No entanto, para atingir tal meta, a proposta é manter os alunos aquecidos e em desenvolvimento para a próxima fase, quando a cidade vivenciará uma competição mais intensa.

Prova disso é a ansiedade que toma conta dos alunos do Colégio Estadual Elisiário Mata, no Centro, nos dias que antecedem a competição, como revelou a professora de Educação Física e das disciplinas de empreendedorismo da unidade, Telma Antunes.

“Nossos alunos aguardam ansiosos a nova etapa do torneio, sonhando com a conquista da sala de jogos para a nossa escola”, afirmou.

Como a unidade teve um número significativo de curtidas e compartilhamentos na página do Facebook da competição, ela ganhou o direito de ter dois times representantes (critério adotado pela organização).

“A tecnologia é uma aliada em sala de aula e precisamos ter um olhar diferenciado para este recurso tão valioso. As profissões digitais são as que mais crescem atualmente e este evento, com certeza, mostrará caminhos e novas oportunidades para os discentes”, finalizou.

Etapa Intercolegial - A segunda fase será dividida em 24 eventos de disputa entre as escolas para selecionar 16 times finalistas. Deste total de 24, 20 serão realizados dentro dos ginásios das escolas preparados para receber o torneio e quatro promovidos nas arenas Flamengo e do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. Em virtude do calendário escolar, a participação dos times não é obrigatória, mas conta pontos para a classificação final.

Como parte do calendário de atividades da competição, no próximo dia 23/11 a etapa contará com a presença de Youtubers e profissionais da indústria de jogos eletrônicos. Neste dia, a participação dos times também contará pontos para a classificação.

Também como parte do campeonato, o CEU receberá no dia 30/11 um evento aberto ao público com o intuito de promover interação entre pais, filhos, professores e toda a comunidade interessada no mundo dos games.

“Vão ter gincanas, atividades e sorteios para os participantes. Os pais podem aproveitar para tirarem dúvidas sobre esse universo, perguntar sobre vício, violência, conteúdos dos games, jogos que ensinam e estimulam. Ou seja, vai ser um dia bem lúdico focado em aproximar as pessoas que não jogam e querem entender mais sobre esse universo”, adiantou o game designer, Victor Prado.

As semifinais e finais acontecerão em dezembro, em dias diferentes do final de semana. Dezesseis times jogarão em modo contínuo, em sistema melhor de cinco, e os empates serão disputados em mata-mata.

As quatro equipes com melhor pontuação avançarão para a final, no dia subsequente, quando disputarão o primeiro e segundo lugares pelo mesmo sistema da véspera, ou seja, melhores de cinco e, se houver empate, em mata-mata.

As partidas finais do TI Games serão realizadas em um auditório neutro e transmitidas pela internet em tempo real (live, via Youtube e Facebook).

“Isso faz parte da estratégia do Parque Tecnológico porque esta é a forma de conseguir fazer com que a população local participe dos benefícios do Parque, tendo uma juventude capacitada para as profissões do século XXI necessárias no ambiente de inovação do futuro empreendimento de Maricá”, destacou Thiago de Paula, Superintendente de Desenvolvimento do Parque Tecnológico.

No dia da disputa, os cinco alunos classificados terão prioridade. Em caso de falta, qualquer aluno da mesma escola poderá representá-lo.

A premiação será realizada no mesmo dia e local da disputa com a presença de autoridades, imprensa e convidados do torneio.