Tite avalia apostas na Seleção Brasileira

Mesmo com conquista da América, seleção encerra 2019 sob desconfiança - Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No último amistoso de 2019, disputado na manhã de terça-feira, a Seleção Brasileira ganhou da Coreia do Sul por 3 a 0. Para o técnico Tite, o duelo realizado em Abu Dhabi marca o final de um período de chances e experiências conduzidos no time nacional.

"Encerramos a fase de oportunidades, mudanças, modificações de sistema e de oportunizar nomes. Agora, termina esse ciclo para a gente ter condições de projetar competições, porque a necessidade de desempenho e resultado existe", afirmou Tite, já que as Eliminatórias começam em março de 2020.

A vitória sobre a Coreia do Sul marcou o fim de uma série de cinco partidas consecutivas sem vitória. Nos jogos anteriores, a Seleção Brasileira viveu jejum contra Colômbia (2 x 2), Peru (0 x 1), Senegal (1 x 1), Nigéria (1 x 1) e Argentina (0 x 1).

"De resultado, não (estou satisfeito). Minha expectativa era de melhores resultados", admitiu Tite. "Mas o sentido principal do período era dar oportunidades aos atletas com uma minutagem maior e com os novos surgindo e se afirmando", acrescentou o treinador.

Contra a Coreia do Sul, por exemplo, Tite promoveu cinco alterações na equipe titular da Seleção. Uma das novidades do treinador para o duelo em Abu Dhabi, o lateral esquerdo Renan Lodi brilhou ao dar passes para o primeiro e o terceiro gols da Seleção Brasileira.

"Vou dar exemplos: quando tem Paquetá, Fabinho, Militão e Lodi jogando o que jogaram, você diz: 'Opa!'. Eles chancelam. Começa a ter nesses garotos a possibilidade futura de, mais experientes, disputar com os outros estar na competição oficial", declarou Tite.

Bastidores - O ex-atacante Washington foi confirmado nesta terça-feira como o novo diretor de desenvolvimento do futebol brasileiro, cargo criado em abril e que teve Juninho Paulista no posto até junho, quando o pentacampeão assumiu a função de coordenador técnico da Seleção Brasileira.

A pasta de desenvolvimento do futebol é responsável por guiar as ações do futebol brasileiro a longo prazo e integrar os diversos departamentos da CBF. Entre as atividades do setor, está o controle da destinação dos recursos oriundos da Fifa e Conmebol.

"Estamos muito felizes com a chegada destes novos profissionais ao time de gestão da CBF. Craques em suas áreas de atuação, eles compartilham do nosso compromisso de acelerar o desenvolvimento do futebol brasileiro em todas as suas vertentes, dentro e fora do campo", disse o presidente Rogério Caboclo.

"É um prazer enorme assumir a diretoria de desenvolvimento da CBF. O nosso futebol está crescendo cada vez mais e buscando soluções para que esteja sempre evolução. A pasta é vista como estratégica pela entidade para fomentar o esporte em todo o país", declarou o ex-jogador.

Com passagens por Caxias, Ponte Preta, Atlhetico-PR, São Paulo e futebol japonês, Washington conquistou seu principal título no Brasil em 2010, ano que se sagrou campeão nacional pelo Fluminense. Aos 44 anos, ele segue como o sétimo maior goleador da história do torneio, com 126 gols marcados em 201 partidas.