Em caso de vitória, jogadores do Flamengo desfilarão em trio elétrico na Presidente Vargas

Na última quarta-feira, mais de 10 mil torcedores acompanharam a saída da delegação do Rio - Foto: Alex Ramos

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro definiu, nesta sexta-feira (22), um plano especial de segurança para este fim de semana na capital fluminense. Com emprego de 1,3 mil policiais militares e de um grande número de agentes de outros órgãos públicos e privados, o planejamento tem como objetivo garantir a segurança de torcedores, moradores e turistas, que estão mobilizados para acompanhar a transmissão da decisão da Copa Libertadores da América entre Flamengo e River Plate, na tarde deste sábado (23) em Lima, no Peru. Caso a equipe carioca conquiste o título, haverá uma grande festa dos torcedores para recepcionar a delegação rubro-negra, que chega ao Rio no domingo  (24) pela manhã.

Sob coordenação do Subsecretário Geral da Polícia Militar, Coronel Márcio Pereira Basílio, o plano foi discutido conjuntamente com representantes de outros atores envolvidos nos eventos programados para o fim de semana - concessionárias de transporte público, órgãos municipais e estaduais e do Clube de Regatas do Flamengo. O planejamento foi definido no final da manhã desta sexta-feira no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), logo após a reunião entre os representantes dos órgãos públicos e privados.

Para o sábado, o planejamento foi montado num modelo semelhante ao empregado num grande show artístico, como Rock in Rio ou apresentações no Sambódromo. Isso porque a diretoria do Flamengo e o consórcio que administra o Maracanã programaram para o início da tarde um evento no estádio para receber os torcedores da equipe, com apresentação de artistas populares e a instalação de telões para que o público, estimado em 35 mil pessoas, possa assistir ao jogo a partir das 17h.

A segurança interna do Maracanã, como evento privado, ficará a cargo de agentes contratados pelo consórcio que administra a praça esportiva. Policiais do Batalhão Especializado em Policiamento de Estádios (BEPE) e do 6º BPM (Tijuca) farão a segurança no entorno do estádio. Haverá reforço no patrulhamento das vias de acesso, estações de transportes coletivos e pontos de encontro de torcedores.

Além do evento oficial no Maracanã, há previsão de um movimento de torcedores muito acentuado na capital e demais cidades do estado com a promoção de eventos particulares promovidos por bares, restaurantes, condomínios, agremiações esportivas, entre outros.

Para o domingo, independentemente do resultado do jogo da véspera, o plano foi montado primeiramente para receber a delegação do Flamengo, que chega de manhã, por volta das 9h30,  no Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Caso o Flamengo vença a decisão, os jogadores, comissão técnica e diretoria do clube seguirão em ônibus fechado do aeroporto à Candelária, no Centro, sob escolta de policiais do BPChq (Batalhão de Polícia de Choque) e do RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões). Há quatro trajetos possíveis entre o aeroporto e o Centro. A escolha será feita de acordo com informações da área de inteligência da Corporação, que observará condições de tráfego e de segurança.

Chegando à Candelária, a delegação do Flamengo embarcará num caminhão aberto, estilo trio elétrico usado por megablocos carnavalescos, e desfilará junto com os torcedores pela Avenida Presidente Vargas até o monumento a Zumbi do Palmares, na Praça XI, onde será o ápice e o término da comemoração. Caso a equipe carioca não conquiste o título, o plano prevê a chegada ao aeroporto e escolta da delegação.

"Além da decisão da Copa Libertadores, teremos outros eventos na cidade, inclusive um jogo na tarde de domingo entre Botafogo e Corinthians no Engenhão. Todas essas variáveis foram pensadas e contempladas no nosso planejamento", explicou o Coronel Basílio após a reunião no CICC.

Durante todo o final de semana, a movimentação de torcedores, assim como participantes de outros eventos e frequentadores de áreas de lazer, será monitorada por aeronaves do Grupamento Aeromóvel (GAM). Os policiais militares do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) cuidarão dos principais corredores viários de acesso à capital. O RECOM, além da escolta, fará o patrulhamento móvel, podendo ser deslocado situações específicas. Além das unidades especializadas, o efetivo dos batalhões operacionais foi reforçado na Região Metropolitana. As unidades do interior do estado também reforçarão seus efetivos neste final de semana.

Guarda Municipal atuará com 265 agentes

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro montou um esquema especial de patrulhamento e controle de trânsito com 265 guardas municipais, para apoio a eventos com transmissão do jogo final da Copa da Libertadores da América, entre Flamengo e River Plate, no Estádio do Maracanã, e em outros 12 pontos da cidade que atraem grande número torcedores.

Maracanã - O esquema operacional começará às 12h com efetivo de 170 guardas atuando com foco no ordenamento urbano e no controle e fiscalização de trânsito das principais vias de acesso ao estádio, como as avenidas Maracanã, Professor Manuel de Abreu, Radial Oeste e ruas Professor Eurico Rabelo e São Francisco Xavier. A operação conta com equipes de diversas unidades operacionais, além dos grupamentos especiais de Cães, Trânsito, Motociclistas, Tático Móvel e de Operações Especiais.

Operação Reboque - No local, não haverá áreas de estacionamento, por isso a Guarda Municipal recomenda aos torcedores que priorizem o transporte público para chegar ao estádio. A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), vai atuar com dez reboques no entorno do Maracanã. Em caso de veículo removido, o cidadão deve imprimir a Guia de Pagamento e de Remoção (GPR), pelo site da Prefeitura ou no próprio depósito da Prefeitura, que fica na Avenida Pedro II, 67, esquina com a Avenida Francisco Bicalho, próximo à Leopoldina.

Outros pontos de transmissão do jogo – Para minimizar os transtornos no trânsito devido à grande concentração de torcedores prevista em algumas praças, parques e tradicionais bares da cidade, a Guarda Municipal vai empregar 95 agentes de trânsito em 12 pontos mapeados em diversos bairros das zonas Sul, Norte e Oeste, além do Centro da cidade. Entre os locais, estão a Lapa, Parque Madureira; Bar Buxixo, na Praça Varnhagem, na Tijuca; Praça Santos Dumont, no Baixo Gávea; Praça São Salvador, em Laranjeiras; Bar Veloso na Rua Aristides Espínola, no Leblon; Avenida Olegário Maciel, na Barra da Tijuca; Quiosques da Reserva na Avenida Lúcio Costa, no Recreio dos Bandeirantes; Barril 8000, na Estrada de Jacarepaguá, no Anil; Planalto do Chope, na Avenida Geremário Dantas, no Pechincha; Bar do Telão, na Estrada Tenente Coronel Muniz Aragão, na Gardênia Azul; e Largo da Maçonaria, em Campo Grande.