Engenhoca ganha Médico de Família

Prefeitura de Niterói inaugura unidade do Médico de Família na Engenhoca - Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói/Nathalia Felix

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O bairro da Engenhoca, Zona Norte da cidade, ganhou neste sábado (23) um novo módulo do Programa Médico de Família. A nova unidade recebeu o nome do importante sanitarista Cláudio do Amaral Júnior, falecido recentemente, e que entre outros feitos trabalhou na erradicação da varíola e da poliomielite no Brasil.

O módulo atenderá cerca de 6 mil pessoas – majoritariamente moradores das comunidades da Coronel Leôncio e da Coreia – e terá duas equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário. É o 46º módulo do Programa na cidade, que pretende chegar a 100% de cobertura no atendimento preventivo de saúde.

O prefeito Rodrigo Neves, que entregou a obra neste sábado, percorreu todas as salas da unidade, cumprimentou os funcionários e falou sobre a importância dos investimentos que vêm sendo feitos na área da Saúde, que já recebeu mais de R$ 200 milhões.

“Tenho muito orgulho dessa equipe da Secretaria de Saúde e do Médico de Família de Niterói”, afirmou o prefeito. “Com esse módulo, vamos aprimorar e ampliar ainda mais o atendimento às comunidades da Coronel Leôncio e da Coreia. Quando temos uma unidade desta, próxima ao morador, ele é tratado de forma preventiva. Os casos pequenos são tratados nesses espaços para que as policlínicas e hospitais cuidem de casos mais complexos. É esse o caminho que o Sistema Único de Saúde determina”.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, destacou os avanços na área deste o início da gestão.

“A nova unidade irá beneficiar a população deste importante local. São cerca de 6 mil pessoas que contarão com o acolhimento e atendimento de excelência do Médico de Família. Estamos avançando para chegar no final da gestão com a cobertura do programa em 100% do território mais vulnerável. Nessa gestão temos o maior número de módulos do Médico de Família atendendo a população. É um projeto que está no coração do niteroiense”, declarou a secretária.

O novo módulo, que é totalmente acessível, possui quatro consultórios, sendo um de ginecologia e outro de odontologia, salas de pré-consulta, vacina, nebulização, curativo, coleta de sangue, farmácia, arquivo e sala de grupo para atividades de gestantes, hipertensão e diabetes, idosos, entre outros.

“No início da gestão, quando encontramos a cidade com as contas desorganizadas e com dívidas, tivemos que priorizar onde seriam aplicados os recursos da Prefeitura. O atendimento à população mais vulnerável sempre esteve entre as prioridades: obras de contenção de encostas, unidades de saúde, restaurante popular. Foram escolhas determinadas pelo prefeito Rodrigo Neves e seguidas pela sua equipe”, enfatizou Giovanna Victer, secretária de Fazenda.

O Programa Médico de Família (PMF) vai contar, ainda, com mais 6 unidades, nas comunidades do Juca Branco, Serrão, Holofote, Coreia, Sabão, além do Jacaré, que já teve as obras iniciadas.

“É muito gratificante fazer parte de um governo que trabalha intensivamente, atende a população e tem capacidade de gestão. Entregamos mais uma unidade de saúde que vai fazer a diferença na vida dos moradores da região e ainda homenageia um grande sanitarista que contribuiu com os avanços na Saúde Pública brasileira e mundial. Temos muito orgulho do nosso trabalho e, com planejamento e transparência, vamos fazer ainda mais”, disse Axel Grael, secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão.

Participaram do evento ainda os deputados Chico D’Angelo (federal) e Waldeck Carneiro (estadual), além de lideranças comunitárias e a viúva do sanitarista, Alba Maria Figueira do Amaral.