Histórico: imprensa internacional repercute título e festa do Flamengo

Gabigol comemora a vitória - Foto: Alexandre Vidal/CRF

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em três minutos, dois gols de Gabriel Barbosa, o Gabigol, fizeram com que a torcida flamenguista em todo o mundo comemorasse a Copa Libertadores da América, que não era conquistada pelo Clube de Regatas do Flamengo há 38 anos. A partir da tarde o último sábado (23) - mesma data do último título, conquistado com dois gols de Zico contra o Cobreloa - fez com que uma onda rubro-negra ganhasse as ruas do Rio em comemoração ao resultado, que fica marcado na história do clube. Tanto desportivamente, quanto pelo apelo das massas em festa, o Flamengo dominou o noticiário internacional neste domingo (24).

LEIA: Flamengo comemora Libertadores no Centro do Rio.

O jornal argentino Clarín destacou a vitória do Flamengo, mas revelou que, apesar do revés, a torcida do River Plate planeja "boas-vindas de um campeão" para o time, que liderou o placar desta final pela maior parte do tempo.

"A desolação da derrota. [...] Aqui em Lima, os poucos rostos vistos ainda denotam o desconforto deixado pela derrota do River com o Flamengo na final da Copa Libertadores disputada no estádio Monumental da capital peruana. Muitos ainda estão incrédulos com o que aconteceu. Outros nem conseguiram dormir. E há também quem vê metade do copo cheio e reforça o conceito de orgulho que Marcelo Gallardo falou na conferência de imprensa após a partida", diz trecho da matéria jornalística publicada neste domingo.

O mesmo veículo argentino, no entanto, se rendeu à torcida rubro-negra que, desde cedo, se mobilizou para receber o time campeão na tarde deste domingo (24). Sob o título "Flamengo chega ao Rio e é recebido por uma multidão", o Clarín destaca, em reportagem publicada em seu site, que hoje, na capital do Estado do Rio, ninguém dormiu.

LEIA: Flamengo vira e é campeão da Libertadores.

"Faltavam apenas alguns minutos para o relógio de domingo bater as 11h e o avião da Gol aterrisar no Aeroporto Internacional do Galeão. Tarde? Cedo? Isso não importava. Ninguém dormiu no Rio. [...] Neste domingo, a festa continuará. Em questão de horas, a comemoração do título da Libertadores pode ser transformada na comemoração do brasileiro... O Flamengo é uma festa depois de partir para o Rio", destacou.

Já o Olé, tradicional periódico também argentino, destacou a volta por cima de Gabigol que, como em um conto de fadas, foi de decepção no continente europeu, para herói do título mais importante do século para o rubro-negro carioca. Para ilustrar, o jornal publicou uma declaração negativa de Frank De Boer, técnico da Inter de Milão (Itália) quando Gabigol chegou por lá. Como contraponto, o jornal ressaltou os 40 gols feitos pelo atacante rubro-negro em 54 partidas no ano, sendo os últimos dois, os mais importantes.

"Quando ele chegou, eu não sabia muito sobre ele, mas eles me disseram que ele era um jogador fantástico. Eles o chamavam de Gabigol, mas nós o chamamos de Gabi-no-gol (Algo como Gabi sem gol, em tradução livre) na Itália", declarou Frank De Boer ao Olé.

O Olé também classificou a derrota do River Plate como uma "escorregada por entre os dedos". Sob o título "Tem que saber perder", o período especializado em esportes reconheceu o brilhantismo rubro-negro.

"'Você precisa parabenizar o Flamengo', disse Enzo Pérez, alguns minutos depois que a traça escapou incrivelmente pelos dedos. Com força para enfrentar e esboçar uma análise instantânea, ele ensaiou que 'essas partidas são vencidas e perdidas. Por erros, cometemos dois e eles venceram'", diz trecho da matéria, que complementa: "Marcelo Gallardo (técnico do River) foi visto em carne viva, chorando no ombro de seu auxiliar e admitindo à imprensa a profundidade da raiva, amargura e dor, mas deixando de lado o orgulho".

Na terrinha

O Diário de Notícias, de Lisboa, em Portugal, destacou a conquista, classificada como a maior da carreira do técnico português Jorge Jesus, o Mister, mas não deixou de lado a multidão de flamenguistas que ganhou as ruas do Rio em festa.

"O título foi ganho ontem, mas a festa estende-se até este domingo, em que uma multidão de adeptos recebe a equipa do Flamengo no Rio de Janeiro. Há 38 anos que o clube brasileiro, agora ao encargo do técnico português Jorge Jesus, não festejava este troféu. O Flamengo sagrou-se campeão da Taça Libertadores de 2019, este sábado, ao vencer o argentino River Plate por 2-1, num jogo que ficou decidido aos 90'+2 minutos", diz a matéria do DN.

LEIA: Bolsonaro parabeniza Flamengo após vítoria por 2 a 1 sobre o River.

Segundo a imprensa portuguesa, inclusive, a permanência de Jorge Jesus no Flamengo está bem encaminhada. Segundo a reportagem, as ruas, em festa, clamam que "o Jesus não sai do Rio".

"As ruas encheram-se de adeptos, que gritam o nome do clube e saltam de euforia. Passaram-se décadas de desilusões, vazios de títulos e uma dívida de 800 milhões de reais, quase irrecuperável, que anunciava a morte do Flamengo. Mas o Flamengo não morreu. Está vivo e nas ruas, como o clube do povo, à semelhança do que sempre foi. E agora é também o clube de Jorge Jesus, o treinador que mudou o rumo desta história, considerado um herói pelos adeptos. Aliás, "o Jesus não sai do Rio", grita-se na avenida Presidente Vargas, no centro da cidade, onde esperam a chegada da equipe", destaca o Diário de Notícias.

Já o também português Jornal de Notícias, do Porto, destacou a festa rubro-negra nas cidades portuguesas. Segundo o veículo, as maiores concentrações para festejos foram registradas nas cidades de Lisboa e Braga.

"Em Portugal residem atualmente milhares de brasileiros, muitos deles adeptos do Flamengo. Reuniram-se em vários pontos do país para ver a final da Taça Libertadores, com especial atenção nos ecrãs gigantes de Lisboa e Braga", registra o JN.

Na Espanha 

O As, de Madrid, na Espanha, também deu espaço à conquista rubro-negra. Reconhecendo o Flamengo como o time mais popular do Brasil, o jornal espanhol também destacou a mobilização popular nas ruas do Rio na festa de comemoração.

"O Flamengo tomou um banho de popularidade neste domingo e, com uma recepção massiva de seus torcedores, o time mais popular do Brasil iniciou as festividades em casa após o título da Copa Libertadores de Futebol, vencido no dia anterior em Lima, quando derrotou o River Plate por 2-1", destacou.

O Mundo Deportivo, de Barcelona, também na Espanha, foi outro periódico a se render ao apelo popular rubro-negro. O jornal destacou os locais lotados, no Centro do Rio, desde o sábado à noite.

"A praça da Igreja da Candelária e o Mercado Popular da Uruguaiana já estavam lotados de fãs, desde sábado à noite, e a Central do Brasil, a emblemática estação ferroviária e rodoviária no centro do Rio de Janeiro, não parava, recebendo fãs flamenguistas de todos os cantos da cidade", diz trecho da matéria.