Escalada de Velocidade agita Niterói

A atleta de Escalada em Velocidade, Luana Riscado, vai competir no evento deste domingo em Niterói - Foto: ALEX RAMOS

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Já no embalo do Ano Olímpico, Niterói recebe neste domingo (12) a primeira edição de um torneio de Escalada de Velocidade, que pretende aproximar o público do esporte que estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O evento acontece no Caminho Niemeyer, no Centro da Cidade, a partir das 10h, e a entrada é gratuita. A competição de Escalada de Velocidade tem apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Niterói, organização da X3M e será transmitida ao vivo pelo programa "Verão Espetacular", da Rede Globo.

A disputa contará com a participação de diversos nomes internacionais e nacionais. Entre eles está a niteroiense Luana Riscado, que conquistou a medalha de bronze na Velocidade no Brasileiro de 2019. Para a atleta, poder participar de um torneio em Niterói é muito gratificante para a sua carreira.

"Para mim é muito importante estar representando a minha cidade em um esporte que venho me dedicando bastante e que amo. Niterói foi onde eu conheci o esporte, foi através da cidade que eu me apaixonei pela escalada já que aqui tem muitos lugares propícios para a prática. Eu amo meu município por tudo isso que ela me oferece" expôs a atleta que completou evidenciando alguns dos benefícios que o evento pode trazer para o esporte.

"Qualquer evento que acontece ao ar livre, principalmente no meio da cidade, chama muito mais gente, curiosos que procuram conhecer e saber mais sobre o esporte, então isso gera ainda mais visibilidade para a escalada. Acredito que vai ser um evento muito bacana para a imagem do esporte e para a cidade também, principalmente trazendo grandes nomes tanto lá de fora (internacionais) quanto aqui do Brasil" contou.

Além de Luana Riscado, a atual tricampeã brasileira no Boulder - modalidade da escalada em rocha, praticada sem o uso dos equipamentos de segurança convencionais como cordas e mosquetões - e atual campeã brasileira de Velocidade, Camila Macedo, também participa da Escalada em Velocidade ao lado de seu filho, Lucca Macedo, a quem apresentou o esporte desde criança. Hoje, Lucca integra a Seleção Brasileira Juvenil e ocupa a segunda colocação no ranking nacional de Velocidade.

Fechando os nomes brasileiros, Camila Flores - quarta do ranking nacional - e Cesar Grosso, o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), também participam do torneio deste domingo.

Entre as atletas internacionais femininas, estão a polonesa Aleksandra Kalucka (quinta colocada no Mundial) e as russas Mariia Krasavina (sexta colocada no Mundial) e Elizaveta Ivanova (quarta colocada no ranking da IFSC). Já entre os atletas masculinos, estão os russos Deulin Vladislav (atual campeão europeu e líder do ranking mundial) e Stanislav Kokorin (campeão mundial em 2010), o ucraniano Kostantyn Pavlenko (nono do ranking mundial) e o equatoriano Danny Valencya (campeão pan-americano).

Para a realização da competição, será instalado um paredão de 15 metros, com inclinação de 5º negativos, que será dividido em duas vias texturizadas. Se enfrentando de dois em dois, os atletas participantes que conseguirem chegar ao fim da parede de 15 metros fazendo o menor tempo avançam para a etapa seguinte do torneio.