Botafogo estreia Autuori em decisão contra Náutico

Treinador terá sua primeira decisão no comando do Glorioso - Foto: Vitor Silva/Botafogo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um teste de fogo. Assim pode ser definida a estreia de Paulo Autuori, que volta oficialmente ao Botafogo nesta quarta-feira, em duelo contra o Náutico às 21h30(de Brasília), nos Aflitos, em Recife (PE), pela segunda fase da Copa do Brasil. O treinador assume a vaga de Alberto Valentim, demitido após o time ter sido eliminado de forma precoce da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.

Paulo Autuori terá a missão de fazer o time render mais do que, por exemplo, na estreia na Copa do Brasil, quando avançou graças a um empate sofrido com o Caxias por 1 a 1 no Rio Grande do Sul. O desafio agora é maior, pois o Timbu, que fez 2 a 0 no Toledo no Paraná na primeira fase, vem embalado pela vitória de 2 a 0 sobre o Sport e é vice-líder da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano.

Para agravar a situação, ao contrário da primeira fase o Botafogo não tem a vantagem do empate, que forçaria a disputa de pênaltis. Quem ganhar avança.

- O desafio está lançado. É um lindo desafio para começar. Jogo fora de casa, com cara de decisão. A melhor possibilidade de mostrar o que queremos ser, não existe. Quero ver o time com atitude, principalmente os mais jovens - disse Autuori.

O Botafogo tem problemas para este duelo. O zagueiro Joelm Carli, com desconforto no joelho esquerdo, cede a vaga a Ruan Renato. O atacante Pedro Raul, se recuperando de uma lesão na coxa direita, é dúvida. Thiaguinho está de sobreaviso. Neste caso, Luís Henrique jogaria mais avançado na frente. Além disso ficou frustrada a possibilidade de o meia Keisuke Honda estrear. O jogador vai precisar de um pouco mais de tempo para entrar em forma.

O Náutio terá muitos reforços em relação ao jogo com o Sport. O zagueiro Diego Silva e o lateral-direito Bryan voltam de suspensão, assim como o lateral-esquerdo Willian Simões e o meia Matheus Carvalho, que ficaram de fora do clássico por desgaste muscular. O volante Luanderson, livre de uma gripe, também aparece. No ataque, Kieza, que se recupera de uma ruptura de ligamento no tornozelo esquerdo, tem chance de ficar no banco.

O pensamento no Náutico é de se impor como mandante.

- Precisamos ir atrás de um resultado positivo pois a vitória nos garante e vamos jogar em casa. O Botafogo vem forte, com novo técnico e disposto a dar uma boa resposta a seu torcedor. Espero um jogo equilibrado, mas temos que ter iniciativa - disse Gilmar Dal Pozzo.

O vencedor do duelo entre Botafogo e Náutico vai enfrentar na próxima fase da Copa do Brasil com quem se classificar do embate entre o Paraná Clube e o Bahia de Feira. Os dois duelam na próxima semana, em Curitiba (PR).