Com três do Fla, Tite convoca seleção

Com as novas datas, o técnico Tite terá mais tempo para pensar no time ideal do Brasil - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na manhã desta sexta-feira, o técnico Tite realizou a primeira convocação de 2020. Com novidade na lista, o treinador da Seleção Brasileira anunciou os 24 jogadores que defenderão a amarelinha contra Bolívia e Peru, nos dias 27 e 31 de março, respectivamente. Os duelos são válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2022.

As grandes novidades na convocação foram as presenças dos flamenguistas Bruno Henrique, Everton Ribeiro e Gabigol. Depois de um excelente 2019 e um ótimo início de temporada, os rubro-negros foram chamados pelo técnico Tite.

Quem também pinta como novidade entre os convocados é o meio-campista Bruno Guimarães. O volante, que se destacou pelo Athletico-PR em 2019, foi bem em seus primeiros jogos pelo Lyon, da França, e foi lembrado por Tite. Esta é a primeira convocação do jogador pela Seleção principal.

Hoje como meio-campista no São Paulo, Daniel Alves também foi chamado, mas como lateral-direito. Outros jogadores que atuam no Brasil e marcaram presença na lista são os goleiros Ivan (Ponte Preta) e Weverton (Palmeiras) e o atacante Everton (Grêmio).

A principal ausência na lista é a do goleiro Alisson, do Liverpool, que sofreu uma lesão muscular. É destaque também a convocação de Gabriel Jesus, que foi lembrado por Tite mesmo suspenso no primeiro jogo das Eliminatórias, por ter sido expulso na final da Copa América. Por isso, a lista conta com 24 atletas.

A Seleção Brasileira estreia em 2020 com dois jogos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. O primeiro compromisso, contra a Bolívia, será disputado em Pernambuco, no dia 27 de março. Em seguida, no dia 31, será a vez de visitar o Peru, em Lima, no Estádio Nacional.

Nome certo - Como era esperado, Daniel Alves figurou na lista de 24 nomes. Em entrevista coletiva, o treinador explicou a função do jogador do São Paulo, que vem atuando no meio-campo pelo clube, com a amarelinha.

"Vamos falar um pouquinho da posição e da função do atleta. Ele é um articulador dentro do São Paulo, no último jogo até alinhado com o Tchê Tchê, numa função mais atrasada, fazendo essa coordenação, articulação. No Brasil ele joga assim, mas na lateral. Ele tem esse DNA. Acredito que não deva ter dificuldade de adaptação de uma para a outra", esclareceu.

Contratado para ser o camisa 10 do São Paulo, Daniel Alves jogou na lateral direita, sua posição de origem, desde que chegou ao Morumbi. Neste ano, o jogador de 36 anos vem sendo escalado por Fernando Diniz como um segundo volante, destacando-se como um dos principais jogadores do Tricolor na temporada.

A Seleção Brasileira estreia em 2020 com dois jogos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. O primeiro compromisso, contra a Bolívia, será disputado em Pernambuco, no dia 27 de março. Em seguida, no dia 31, será a vez de visitar o Peru, em Lima, no Estádio Nacional. Assim, Dani Alves deve perder a última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista, marcada para o dia 1º de abril, contra o Guarani.