Crivella recomenda à Federação de Futebol do Rio não punir clubes que não jogarem em junho

Último jogo no Maracanã com torcida foi uma vitória do Fla pela Libertadores, no dia 11 de março - Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, recomendou à Federação de Futebol do Estado (FFERJ) que não puna os clubes que optarem por não voltar a jogar em junho.

Num encontro no Palácio da Cidade com representantes da federação e dos clubes, Crivella confirmou que as competições esportivas estão autorizadas, sem público, conforme estabelecido na fase 2 da retomada gradual das atividades, iniciada na quarta-feira (17).

A federação anunciou que haverá jogo pelo Campeonato Carioca nesta quinta (18), entre Flamengo e Bangu.

"Há clubes que acham que devem retornar ao campeonato no mês de julho, e foi esse o pedido que fiz, como prefeito da cidade, junto com a nossa secretária de saúde, Beatriz Busch: para que esses times não sofram qualquer tipo de WO (perda de pontos por não comparecer à partida) ou punição da federação", disse Crivella.

Participaram do encontro dirigentes de Botafogo, Flamengo, Fluminense, América, Bangu, Boavista, Friburguense, Macaé e Portuguesa. Pela FFERJ, esteve o vice-presidente Leonardo Ferraz. O Vasco não enviou representante.

Ferraz informou que o Campeonato Carioca recomeça nesta quinta (18), com o jogo entre Flamengo e Bangu, e acrescentou que o calendário de jogos está mantido. A questão de Botafogo e Fluminense, que defendem a volta aos jogos só em julho, ainda será avaliada pela federação.

Os dirigentes elogiaram e agradecerem a mediação do prefeito e a preocupação de Crivella em pedir que não haja punições ou ações na Justiça, em respeito a torcedores, jogadores e clubes.

"O Flamengo vem aqui prestar homenagem ao prefeito e à secretária de Saúde, Beatriz Busch, pelo trabalho brilhante que estão fazendo. Ficou demonstrado que a curva (de contágio da Covid-19) está caindo. Vamos sair dessa, e o Rio está na ponta. O prefeito é do Rio, de todos os clubes, e está no papel dele. É importante ele ter feito esse apelo e que a gente converse", afirmou Rodrigo Dunshee, vice-presidente jurídico e geral do Flamengo.

O presidente do Botafogo, Nelson Mufarrej, destacou que o clube não tem condições de entrar em campo antes de 15 dias.

"O Botafogo sai dessa reunião esperando e tentando a conciliação. A posição do prefeito é muito salutar (em recomendar que não haja punição a quem não jogar em junho). O Botafogo agora está começando sua preparação. É impraticável jogar na segunda-feira. Precisamos de no mínimo 15 dias na nossa preparação para voltar a jogar", disse Mufarrej.